"DESÂNIMO"


 O desanimo tem sido o maior causador do afastamento do cristão nas igrejas. O desanimo vem através de uma longa espera, seja de uma benção, um milagre ou um sonho que se demora em realizá-lo. Passa anos após anos e nada! E mesmo sabendo que não é no nosso tempo e sim no de Deus, assim mesmo ficamos contrariados. Vem a angustia, a tristeza e até mesmo a decepção. Sentimos até medo de não receber o que esperamos, pois, a dúvida vem ao nosso coração e por algum tempo deixamos de acreditar.
          No caso de Elias em I Rs. 19: 3-4, o desanimo se apresentou em forma de medo, ele não esperava e ficou surpreso quando recebeu uma mensagem da parte de Jezabel, que dizia: - Como ele matou os profetas de Baal a espada, assim também seria morto. Com medo ele fugiu! Como pode? Um homem que Deus havia acabado de usar mostrando Sua grandeza, fazendo através de sua vida dois grandes prodígios!
          Em I Rs. 18:39 mostrou que só o Senhor é Deus, e em I Rs. 18:45-46 também através de Elias, Deus fez chover. Deus havia mostrado para Elias do que é capaz de fazer. Mas o que aconteceu com Elias é o mesmo que acontece nos dias de hoje, no desespero tomamos nossas próprias decisões, não deixamos Deus assumir o controle. E foi o que Elias fez, não deixou Deus tomar a frente da situação, e confiou em si mesmo e viu que jamais venceria. Resolveu fugir e chegou ao ponto de pedir pro Senhor a morte. Deus com Sua infinita misericórdia, conhecedor do coração e reconhecendo que o ser humano é pó, foi ao encontro de Elias, e ele estava tão desanimado que Deus teve que insistir para ele se levantar (I Rs. 19:5-7).
          Quantas vezes nós nos sentimos assim, abatido e desanimado. Parece que nada faz sentido e que não vale a pena lutar, devido aos problemas que são tantos. Muitas vezes fazemos como Elias que pediu a morte. Jó, também, um grande servo do Senhor, teve momentos de grande angústia e dor. O desespero foi tanto que ele quis morrer (Jó 7:15-16). Jó nem em sonho acreditava que seu nome estava sendo comentado no reino espiritual, ele estava sendo o centro das atenções, pois estava sendo observado por Deus e satanás. Mas Deus não o desamparou! Assim como satanás queria que Jó blasfemasse contra o Senhor (como disse sua mulher – Jó 2:9), também queria colocar no coração de Elias o desanimo e a vontade de morrer, porque Elias havia acabado de matar seus servos (de Baal e derrubado seus altares).
         
          Se Elias morresse ali, os planos de Deus não poderia ter sido realizados na vida deste profeta e nem na de Jó. Quantos morreram e estão morrendo, por dar ouvidos a satanás e não a Deus, e os planos de Deus não podem ser realizados neles. Se nós não vigiarmos e deixarmos o desanimo criar raiz, corremos um sério risco de se esfriar espiritualmente e se afastar de Deus. Como quase aconteceu com Elias, por pouco ele perdeu sua benção.
          O desanimo não é algo tão simples assim, como muitos pensam, ele tem que ser expulso no Nome do Senhor Jesus, pois é um demônio que está por trás. Não vamos ajudar satanás destruir o que Deus sonhou para nós, mas vamos nos sujeitarmos a Deus e ajudar Deus a realizar em nós esse sonho. Quando estamos passando por provas, ficamos mais sensíveis à voz de Deus, a prova é para mudar as nossas atitudes ruins e moldar o nosso caráter, nos transformando em verdadeiros servos de Deus. Ela é para aproximar-nos do nosso Deus, pois só é provado quem é filho. A prova não é para distanciarmos de Deus, como muitos fazem, achando que Deus é o culpado. Tirando a culpa de satanás e transferindo toda culpa para Deus. Porque muitas vezes é isso que acontece! Muitos dizem: - Não acredito que Deus deixou isso acontecer comigo.
          Mas em meio às lutas e desânimos descobrimos quem somos e quem é Deus. Ele nunca permitirá uma prova, sem ter o porquê e para que... depois que Jó foi aprovado, olha que benção ele recebeu (Jó 42:12). E Elias (II Rs. 2:11), um ser humano comum como eu e você, subiu vivo para o céu! Quanta honra! Por isso que satanás queria que eles desistissem e morressem, só assim ele eliminaria e frustraria o sonho de Deus.
          Assim como eles não sabiam o que o futuro lhes reservava, nós também não sabemos o que Deus tem nos preparado. Ele diz na Sua Palavra que tem pensamentos bons ao nosso respeito. Vamos fazer como Elias fez, se colocou em pé e deu ouvido a voz do Senhor; fazendo o que Ele mandou, se sujeitando a Deus.
          Vale a pena, mesmo em meio as lutas e tristeza, e até mesmo com lágrimas seguirmos o Senhor. Porque sabemos que Ele tem o melhor para nós e só quer o melhor para nós (Js. 1:9).
          Desistir pra que? 


Mensagem de
Sonia Basto
Líder de Célula das crianças.
Formada no Curso de Liderança da Igreja Aliança Cristã Universal


Comentários

  1. li amensagem e gostei muito é muito edificante parabéns
    Estou aqui lhe seguindo neste blog te convido a visitar o meu
    e se desejar me siga lá também vou ficar muito contente por ter o
    pastor conosco. Muito obrigado por tudo fique na Paz do Senhor jesus Cristo.
    http://geneciano.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário... Deus te abençoe! Compartilhe este blog e dê sugestões de publicações. Abraço!

Marcelo Donisete

Postagens mais visitadas deste blog

"A PORTA DA ATRIBUIÇÃO" (Ne.3:31)

SEMINÁRIO DE LOUVOR E ADORAÇÃO

"O ZELO PELA TUA CASA ME CONSUMIRÁ"