ESCOLA BÍBLICA

 




TEMA: FÉ – ENOQUE

TEXTO BASE: Hebreus 11:5-6

          A fé que agrada a Deus é a fé em Sua Pessoa (Jr. 29:13). A fé em outro qualquer ser ou objeto, é apenas uma expressão de força de vontade humana ou crendice. O ato de fé de Enoque foi andar com Deus (Gn. 5:21-24). Ele obteve o testemunho de ter andado com Deus antes de ser arrebatado. Todos sabiam que Enoque era um servo de Deus e sua vida mostrava o nível de comunhão que ele tinha. Não foram poucos os dias que ele viveu na presença de Deus no meio de uma geração corrupta. Ele andou com Deus 365 anos!

- O QUE SIGNIFICA ANDAR COM DEUS? Esse ato contínuo de Enoque foi comprovado pelas pessoas de sua época (deram testemunho) e também pelo próprio Deus. A palavra “andou’ no hebraico – halak – sig. Ir e vir, ou, “modo de vida” (exemplos de quem andou com Deus: Noé, Gn. 6:9; Abraão, Gn. 24:40; Isaque, Gn. 48:15; Davi, I Rs. 3:6 seu filho Salomão testemunhou, e o próprio Deus em I Rs. 14:8). Este “andar com Deus” fala de comunhão, intimidade e COMPORTAMENTO. Qual a interpretação no N.T. (Hebreus) deste “andar com Deus”? Enoque obteve o testemunho de ter “agradado” a Deus.

- O QUE SIGNIFICA AGRADAR A DEUS? (Hb. 11:6) O apóstolo Paulo orienta aos tessalonicenses acerca deste propósito de andar e agradar a Deus (I Ts. 4:1). E vai mais longe quando diz: “continuem progredindo cada vez mais”, ou seja, dá para agradar ainda mais a Deus. A idéia de “agradar a Deus” parece estar sendo extinta, porque muitos estão perdendo sua fé (outros exemplos: Rm 14:17-18, ser aprovado pelos homens para obter bom testemunho por agradar a Deus; Hb. 12:28). A palavra grega “euaresteo” sig. “agradar mais”, ou, “muito”. Como podemos agradar a Deus? Sl. 19:14 diz: saber agradar a Deus com nossos pensamentos e palavras; Jesus, Jo. 8:29; Paulo, II Co. 5:7-9. Quando entendemos o valor de agradar a Deus, entendemos o valor que Ele tem para nós. Mesmo que o amor Dele seja incondicional. Enfim, Davi após se arrepender e confessar seus maiores pecados, concluiu: Sl. 51:7, não diz de alguém perfeito, e sim, de espírito quebrantado e coração contrito. E, como diz o final de Hebreus 11:6, Ele recompensa aqueles que o agradam (I Jo. 3:22).

- NOSSO COMPORTAMENTO DIANTE DE DEUS EXTERNA A FÉ QUE TEMOS. A palavra de Deus diz que Enoque andou com Deus, e não o contrário! Mas é claro que Deus estava com Enoque. O foco é nossa atitude para com Deus.

- JERÔNIMO SAVONAROLA (1452-1498) – Este foi o precursor da Grande Reforma. O pregador Jerônimo Savonarola (Itália), com o fogo do Espírito Santo e sentindo o julgamento de Deus, pregava contra o vício, o crime e a corrupção na igreja (católica) e o povo em geral. Se o ambiente político fosse favorável como o da Alemanha, teria sido o instrumento usado para iniciar a grande reforma, ao invés de Martinho Lutero. Mesmo assim, Savonarola tornou-se um dos ousados e fiéis arautos que conduziram o povo à fonte pura e às verdades bíblicas. O sucesso dele foi muito curto. O pregador foi ameaçado, excomungado, e no ano de 1498 por ordem do papa, foi queimado em praça pública. Com as palavras: “O Senhor sofreu tanto por mim”, terminou sua vida terrestre.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"A PORTA DA ATRIBUIÇÃO" (Ne.3:31)

SEMINÁRIO DE LOUVOR E ADORAÇÃO

"O ZELO PELA TUA CASA ME CONSUMIRÁ"