ESCOLA BÍBLICA

 


TEXTO BASE: Hebreus 11:23-29

 TEMA: FÉ de MOISÉS

 

          A intenção do escritor da carta aos Hebreus (inspirado, sem dúvida, pelo Espírito Santo), era encorajar os leitores a permanecerem firmes na fé em Jesus, por causa da perseguição que estavam sofrendo. E, também motivo de encorajamento para nós. A vida de Moisés está narrada no início do livro de Êxodo, e está dividida em três partes de quatro décadas. No texto de Hebreus, o autor destaca duas partes destas três fases da vida do primeiro grande líder de Israel. Vejamos cinco eventos na vida de Moisés no texto de Hebreus:

1.       (v.23): Na verdade, inicia com a fé dos pais de Moisés, que preservou seu filho com vida e o escondeu por três meses. Naquela época os israelitas estavam sendo oprimidos e impedidos de crescer, devido ao assassinato em massa dos meninos recém-nascidos (Êx. 1:15-22). A fé dos pais de Moisés consistia em ocultar a criança e desafiar o decreto do Faraó (Estevão falou sobre isso em Atos 7:18-22). Pela fé o colocaram num cesto e flutuava no rio Nilo, quando a filha do Faraó o encontrou. Pela fé, a irmã seguiu o cesto e depois chamou a própria mãe para cuidar de Moisés. Toda história cercada pela fé.

2.       (vs. 24-26): Moisés, com 40 anos (Atos 7:23-29), resolveu sair do palácio e visitar o seu povo (Êx. 2:11-15). Quando tomou partido do israelita e matou o egípcio, pensou que poderia ser o momento de liderá-los, mas estava enganado. Então ele foge do Egito, e por mais 40 anos se tornou pastor de ovelhas (Atos 7:30). Ele preferiu o sofrimento com seu povo (v.25), porque pela fé viu uma riqueza celestial muito maior que os tesouros do Egito.

3.       (v.27): Este texto não se refere à fuga do Egito, mas, a saída de todo o povo de Israel junto com Moisés. Isso sim é atitude de fé! (Atos 7:35-36) Agora outros 40 anos (os últimos) da vida de Moisés. Toda a ira de Faraó foi confrontada com as pragas que vieram sobre todo o Egito (Êxodo caps. 7 a 11). A fé de Moisés consistiu nisso: fé para enfrentar Faraó, fé para trazer as dez pragas, fé para perseverar e ficar firme vendo o Deus invisível.

4.       (v.28): Para escapar da morte, os israelitas deveriam matar um cordeiro, passar o sangue no batente das portas e comer a carne deste animal. Celebrando, o que, apartir daí, seria conhecido como Páscoa (sig. Passagem – Êx. 12:5,7,11).

5.       (v.29): Depois que saíram do Egito, se depararam com o mar vermelho, e pior, Faraó se arrependeu e trouxe seu exército para levar seus escravos de volta ao Egito (Êx. 14:5-31). E mais uma grande atitude de fé, quando Moisés orientado por Deus, estendeu a mão sobre o mar e ele se abriu (v.21). E quem não tem a fé sobrenatural de Deus, até pode tentar fazer igual, mas não consegue (vs.23-28).

          Vivemos em um mundo hostil e inimigo da fé em Deus. Este texto de Hebreus nos leva a perseverar, mesmo diante de situações impossíveis.

- ADONIRAM JUDSON (1788 – 1850) – Ele foi conduzido como criminoso, chicoteado e arrastado nas areias ardentes. Sua esposa conseguiu entregar-lhe um travesseiro com a Bíblia escondida dentro. Uma cópia das que ele mesmo traduziu para o povo da Birmania. Antes dele falecer, sua esposa lhe contou os resultados de suas missões e como muitos judeus ao lerem suas histórias de sofrimento na prisão, se converteram. Uma grande obra deste pioneiro.

Clique nesta frase para ouvir o áudio deste estudo no Spotify

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"A PORTA DA ATRIBUIÇÃO" (Ne.3:31)

SEMINÁRIO DE LOUVOR E ADORAÇÃO

"O ZELO PELA TUA CASA ME CONSUMIRÁ"