"DESÂNIMO"


 O desanimo tem sido o maior causador do afastamento do cristão nas igrejas. O desanimo vem através de uma longa espera, seja de uma benção, um milagre ou um sonho que se demora em realizá-lo. Passa anos após anos e nada! E mesmo sabendo que não é no nosso tempo e sim no de Deus, assim mesmo ficamos contrariados. Vem a angustia, a tristeza e até mesmo a decepção. Sentimos até medo de não receber o que esperamos, pois, a dúvida vem ao nosso coração e por algum tempo deixamos de acreditar.
          No caso de Elias em I Rs. 19: 3-4, o desanimo se apresentou em forma de medo, ele não esperava e ficou surpreso quando recebeu uma mensagem da parte de Jezabel, que dizia: - Como ele matou os profetas de Baal a espada, assim também seria morto. Com medo ele fugiu! Como pode? Um homem que Deus havia acabado de usar mostrando Sua grandeza, fazendo através de sua vida dois grandes prodígios!
          Em I Rs. 18:39 mostrou que só o Senhor é Deus, e em I Rs. 18:45-46 também através de Elias, Deus fez chover. Deus havia mostrado para Elias do que é capaz de fazer. Mas o que aconteceu com Elias é o mesmo que acontece nos dias de hoje, no desespero tomamos nossas próprias decisões, não deixamos Deus assumir o controle. E foi o que Elias fez, não deixou Deus tomar a frente da situação, e confiou em si mesmo e viu que jamais venceria. Resolveu fugir e chegou ao ponto de pedir pro Senhor a morte. Deus com Sua infinita misericórdia, conhecedor do coração e reconhecendo que o ser humano é pó, foi ao encontro de Elias, e ele estava tão desanimado que Deus teve que insistir para ele se levantar (I Rs. 19:5-7).
          Quantas vezes nós nos sentimos assim, abatido e desanimado. Parece que nada faz sentido e que não vale a pena lutar, devido aos problemas que são tantos. Muitas vezes fazemos como Elias que pediu a morte. Jó, também, um grande servo do Senhor, teve momentos de grande angústia e dor. O desespero foi tanto que ele quis morrer (Jó 7:15-16). Jó nem em sonho acreditava que seu nome estava sendo comentado no reino espiritual, ele estava sendo o centro das atenções, pois estava sendo observado por Deus e satanás. Mas Deus não o desamparou! Assim como satanás queria que Jó blasfemasse contra o Senhor (como disse sua mulher – Jó 2:9), também queria colocar no coração de Elias o desanimo e a vontade de morrer, porque Elias havia acabado de matar seus servos (de Baal e derrubado seus altares).
         
          Se Elias morresse ali, os planos de Deus não poderia ter sido realizados na vida deste profeta e nem na de Jó. Quantos morreram e estão morrendo, por dar ouvidos a satanás e não a Deus, e os planos de Deus não podem ser realizados neles. Se nós não vigiarmos e deixarmos o desanimo criar raiz, corremos um sério risco de se esfriar espiritualmente e se afastar de Deus. Como quase aconteceu com Elias, por pouco ele perdeu sua benção.
          O desanimo não é algo tão simples assim, como muitos pensam, ele tem que ser expulso no Nome do Senhor Jesus, pois é um demônio que está por trás. Não vamos ajudar satanás destruir o que Deus sonhou para nós, mas vamos nos sujeitarmos a Deus e ajudar Deus a realizar em nós esse sonho. Quando estamos passando por provas, ficamos mais sensíveis à voz de Deus, a prova é para mudar as nossas atitudes ruins e moldar o nosso caráter, nos transformando em verdadeiros servos de Deus. Ela é para aproximar-nos do nosso Deus, pois só é provado quem é filho. A prova não é para distanciarmos de Deus, como muitos fazem, achando que Deus é o culpado. Tirando a culpa de satanás e transferindo toda culpa para Deus. Porque muitas vezes é isso que acontece! Muitos dizem: - Não acredito que Deus deixou isso acontecer comigo.
          Mas em meio às lutas e desânimos descobrimos quem somos e quem é Deus. Ele nunca permitirá uma prova, sem ter o porquê e para que... depois que Jó foi aprovado, olha que benção ele recebeu (Jó 42:12). E Elias (II Rs. 2:11), um ser humano comum como eu e você, subiu vivo para o céu! Quanta honra! Por isso que satanás queria que eles desistissem e morressem, só assim ele eliminaria e frustraria o sonho de Deus.
          Assim como eles não sabiam o que o futuro lhes reservava, nós também não sabemos o que Deus tem nos preparado. Ele diz na Sua Palavra que tem pensamentos bons ao nosso respeito. Vamos fazer como Elias fez, se colocou em pé e deu ouvido a voz do Senhor; fazendo o que Ele mandou, se sujeitando a Deus.
          Vale a pena, mesmo em meio as lutas e tristeza, e até mesmo com lágrimas seguirmos o Senhor. Porque sabemos que Ele tem o melhor para nós e só quer o melhor para nós (Js. 1:9).
          Desistir pra que? 


Mensagem de
Sonia Basto
Líder de Célula das crianças.
Formada no Curso de Liderança da Igreja Aliança Cristã Universal


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"A PORTA DA ATRIBUIÇÃO" (Ne.3:31)

"ATENDENDO AO CHAMADO DE DEUS"

"O ZELO PELA TUA CASA ME CONSUMIRÁ"