"O ZELO PELA TUA CASA ME CONSUMIRÁ"




          Que palavra forte usada por Davi em suas canções ( Salmos 69:9), e os discípulos se lembraram ao ver a reação de Jesus diante dos vendedores e cambistas que estavam no Templo (João 2:17): "Seus discípulos lembraram-se que está escrito: O zelo pela tua casa me consumirá"... ou, devorará em outras traduções. Com certeza, este zelo é a valorização, cuidado, preocupação na conservação da Casa de Deus. O local onde é feita a adoração coletiva ao Senhor. Neste lugar há pessoas que conservam realizando a limpeza, tem o cuidado de manter o salão em ordem e digno para receber pessoas. Que todos possam se sentir bem em um local asseado, banheiros limpos, etc. Há também os que cuidam da manutenção, trocam lampadas, tapam buracos, zelam das instalações, das cadeiras ou bancos, e deixam em ordem todos os utensílios e patrimônio prontos para uso. E ainda tem aqueles responsáveis das classes, dos departamentos, da Palavra, tudo feito com amor e dedicação. E os membros que respeitam a Casa de Deus e fazem o que for possivel para conservá-la em ordem.
          Todo este zelo é importante, cuidar da Casa de Deus... Jesus nos deu exemplo (João 2:14-16): "No pátio do templo viu alguns vendendo bois, ovelhas e pombas, e outros assentados diante de mesas, trocando dinheiro. Então Ele fez um chicote de cordas e expulsou todos do templo, bem como as ovelhas e os bois; espalhou as moedas dos cambistas e virou as suas mesas. Aos que vendiam pombas disse: Tirem essas coisas daqui! Parem de fazer da Casa de Meu Pai um mercado!"
          Porém, há uma casa onde o próprio Deus tem Seu maior zelo:
         "Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos? 1 Coríntios 6:19"
          Nós somos templo do Espírito Santo... e temos que zelar deste corpo físicamente e espiritualmente. Por que fisicamente? Simples! O Espírito Santo quer nos usar como instrumentos para cumprir a missão dada pelo Senhor Jesus, bem como, adorá-Lo com tudo o que temos. E como Ele poderá nos usar se estivermos fracos, debilitados ou desidratados. Doentes não conseguem fazer nada, a não ser se preocupar com a doença. Por isso, toda prevenção, cuidados, alimentação adequada é necessário. Cuidar fisicamente do templo do Espírito Santo começa por aí... a Bíblia nos ensina também neste aspecto, Deus ensinou Adão e Eva se alimentarem de sementes, frutas, carne de animais e verduras (Gn. 1:29,30).
         E, cuidar espiritualmente do templo do Espírito Santo é fundamental. Ele não habita onde há sujeira (pecado), Ele é sensível às atitudes e pensamentos pecaminosos e malignos. Nossa vida espiritual deve ser conservada limpa para habitação Dele. Claro que não somos perfeitos, o pecado vem, mas deve ser imediatamente excluído. Através do arrependimento e da confissão, para alcançarmos o perdão de Deus, fazendo uma faxina espiritual. Sempre alguém me diz: - Não tenho vontade de ir à igreja, estou fraco e desanimado. A resposta é simples: isto é uma fraqueza espiritual, certamente não tem se alimentado da Palavra, não tem orado, não tem jejuado, adorado à Deus e por isso está desanimado. É o mesmo de estar desidratado! Fique sem tomar água e fazendo esforço físico por algumas horas  para ver o que acontece... a sensação é a mesma espiritualmente. E a pergunta muda: - Se não tenho forças para ir à igreja, como terei vontade de ler a Bíblia e orar? Esta resposta agora não é tão simples, mas será necessário esforço e atitude. Vontade é da alma, é ela quem comanda nossos desejos, nossas vontades (assim como os pensamentos e as emoções).  O apóstolo Paulo dizia:
"Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a pela fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim. Gálatas 2:20"
          A vontade de Deus deve vencer nossa vontade, ela é soberana em nossa vida!  Nos virá a vontade se ela estiver sendo controlada por Deus, e não por nós mesmos... pela alma. Ao aceitar Jesus, dizemos que entregamos nossa alma à Ele. A alma tem que se converter, ou não conseguiremos servir a Deus. Não espere vir vontade, lute e tenha atitude de adorar a Deus, ler a Biblia e orar, e logo isso se tornará muito natural e a resposta de Deus é sempre sobrenatural... você sentirá a alegria do Espírito Santo vivendo no templo, que somos nós.
          Cuide deste templo!
"Semeia-se corpo natural, ressuscitará corpo espiritual. Se há corpo natural, há também corpo espiritual. 1 Coríntios 15:44"

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"A PORTA DA ATRIBUIÇÃO" (Ne.3:31)

SEMINÁRIO DE LOUVOR E ADORAÇÃO