"O NOVO SUBSTITUI O VELHO"

 


          Quando o "novo" chega substitui o que estava velho. II Corintios 5:17 diz que nos tornamos "novas criaturas", e, "coisas novas" passaram a existir. O novo pode causar medo... também causar desconfiança. O "novo" é algo que não existia antes, e por isso causa estes sentimentos, quando passamos a fazer algo que imaginávamos que não conseguiria. 

          Em II Reis 2:12-13, dois profetas: Elias e Eliseu. Deus decidiu que Elias seria arrebatado. Este profeta teve o privilégio de não conhecer a morte. Deus o avisou antes e então passou a treinar Eliseu. Este era filho de fazendeiro, jovem muito responsável arando as terras de seu pai. Ele foi escolhido, mas teria que prestar atenção e ver o momento que Elias fosse tomado. E quando a capa de Elias vem para suas mãos, ele rasga as suas vestes (v.12) antes de colocar a capa. Ele sabia que não podia vestir a capa de Elias, roupa de profeta, sem tirar as roupas de fazendeiro. A minha vida não pode deixar dúvidas na mente das pessoas que me conhecem. Quando Eliseu rasga sua roupa, ele estava deixando sua velha vida e recebendo sua "nova vida". Somos salvos pelo que Cristo fez. A nossa parte é substituir o velho! Quando eu estava morto para Deus, estava vivo para o mundo. Queria todo o tipo de pecado... mas meu espírito morreu para isto. "As coisas velhas já passaram". Quando fui salvo, passei a querer Deus. O espírito se inclina para as coisas de Deus. Os hábitos contrários a vontade de Deus deixam de existir.

          Mateus 9:16-17 - famílias mais pobres quando remendam a roupa de um filho, sabe muito bem que aquele remendo, com os dias, vai abrir ainda mais o buraco que havia antes. Porque o tecido antigo não suportará o pedaço de tecido novo. Jesus usou este exemplo para deixar claro que não podemos continuar com os velhos hábitos reprovados por Deus, e trazer junto com o que tem recebido de Deus. Um não suportará o outro... velhos hábitos de pecado, não suportam pequenas partes novas extraídas da Palavra de Deus, e vão ambos se perder. O novo de Deus precisa tomar por inteiro nossa vida. Jesus estava falando com judeus religiosos, vindo do farisaísmo e outras religiões. E Ele foi muito claro, como se dissesse: "Vocês não vão suportar o que tenho para vocês". O vinho é novo, em fase de fermentação, e poderá estourar as bolsas velhas. Não dá para pegar o que vem "novo" de Deus e colocar junto com as práticas da antiga religião. Têm pessoas que parecem uma colcha de retalhos... tem um pouco de cada religião! Ou, tem um pouco de crente e muitos pedaços de atitudes de pessoas incrédulas. O "novo nascimento" acontece uma vez e a nova vida é o desenvolvimento deste novo nascimento. Quando nascemos de novo, somos bebes espirituais e necessitamos de cuidados. Mas este bebe terá de crescer... a igreja não é apenas uma maternidade. Cristo nos dá o novo nascimento e logo em seguida nos dá o crescimento dessa vida.

          Em I Coríntios 13:11, Paulo deu um exemplo de seu crescimento físico, para tratar do seu crescimento espiritual. E em II Coríntios 5:18 fala do ministério da "Reconciliação". Isto significa que nossa nova vida passou a ter um novo sentido. Primeiro Deus reconciliou o mundo através de Jesus. Agora o que dá sentido à vida de um salvo? O que dá prioridade à vida de um salvo? O que Deus fez por meio da vida de Jesus, agora Jesus vai fazer por meio de nossa vida: Reconciliar o homem perdido. Estamos aqui porque alguém entendeu isso. Ao falar com alguém, ensinamos sobre a salvação. Reconciliando esta vida com Deus. Levando alguém a buscar o novo nascimento e ter uma "vida nova". Ao ver uma injustiça, buscamos dizer o que é justo. Ao ver brigas, buscamos paz e o entendimento. Paulo disse que Jesus nos deu o ministério da reconciliação. E isto não é só para pastores ou evangelistas... todos os salvos receberam este ministério para fazer coisas grandes na vida de outras pessoas. O v.20 diz: "Somos embaixadores em Nome de Cristo", ou seja, somos representantes de Jesus, das suas idéias, dos planos, do amor e da reconciliação em "terras estranhas". O coração distante da vontade de Deus, recebe a Palavra para o novo nascimento. Mudança de vida! A partir deste momento, Deus passa a exortar por meio de nossas vidas. 

Deus abençoe!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"A PORTA DA ATRIBUIÇÃO" (Ne.3:31)

SEMINÁRIO DE LOUVOR E ADORAÇÃO

"O ZELO PELA TUA CASA ME CONSUMIRÁ"