Não limite o sobrenatural

 


          O ditado popular já diz: Deus pode tudo! Mesmo que alguém nunca tenha tido uma experiência sobrenatural, mas só pelo testemunho de outros, não possui dúvida alguma sobre a onipotência de Deus. Ele é capaz de repetir milagres como também de realizar outros que ainda não foram testemunhados por ninguém. Quem de nós poderia imaginar que o mar pudesse abrir para salvar três milhões de pessoas que passaram entre as suas águas? Passaria pela nossa mente que cinco pães e dois peixinhos alimentariam uma enorme multidão? Que diante da falta de água no deserto, a sede de todo aquele povo e seus animais, sairia de da rocha? Esta foi a razão do riso de Sara, mulher de Abrão, quando escutou o Senhor dizer a seu marido que ele teria um filho legitimo. A mulher, já de idade avançada, riu porque nunca tinha ouvindo um testemunho de outra mulher estéril, que gerasse um filho em seu ventre. Ela foi a primeira. Não ponha limites ao sobrenatural, os milagres do passado podem repetir-se hoje de acordo com a necessidade que temos. Cegos podem ver, paralíticos podem andar, leprosos podem ser purificados e endemoniados podem ser totalmente libertos.

         Porém, ainda podemos lidar com problemas de natureza ainda desconhecida, como o Covid-19. Quando apareceu a AIDS e falávamos em cura as pessoas riam, pastores zombavam da possibilidade desse milagre vir a acontecer, e hoje já perdemos a noção do número de pessoas curados desse vírus pela fé. Se nossa fé for restrita apenas aos milagres “rotineiros”, aqueles em que diariamente encontramos milhares de pessoas testemunhando, algumas coisas das quais necessitamos e que são males do final dos tempos, nós não teremos êxito em surpreender o mundo com o mover da parte de Deus nunca antes testemunhado. Não coloque limites àquilo que os olhos humanos ainda não viram Deus fazer.

          Então podemos limitar Deus? Sim! Mas como isso seria possível? Quando limitamos sua onipotência de acordo com o limite da nossa fé e visão. O texto que vamos ler a seguir, fala disso, um milagre novo e sua limitação.

 "Cheias as vasilhas, disse ela a um dos filhos: Chega-me, aqui, mais uma vasilha. Mas ele respondeu: Não há mais vasilha nenhuma. E o azeite parou." - 2 Reis 4.6 6

          Diante de uma necessidade, podemos progredir e avançar através dela ou sermos consumidos inteiramente por ela. O pano de fundo do mover sobrenatural registrado no texto acima é a morte de um pai de família que deixa uma dívida impossível de ser paga pela viúva. Ameaçada pelos credores, que tomaria um de seus filhos pelo valor da dívida, ela busca uma direção profética para o caso. Ela não necessitava de encorajamento ou ânimo, ela precisava de direção, isso é muito importante. Após ouví-la atentamente, o profeta deu a ela o passo a passo para que vivesse uma experiência jamais vivida por qualquer ser humano que tenha buscado a Deus em sua aflição. A direção foi simples e clara: derramar do pouco azeite que tinha em casa em vasilhas vazias até enchê-las, depois o produto deveria ser comercializado e a dívida paga, e ela ainda viveria por muito tempo da venda do azeite que sobrasse.                 Uma experiência completamente nova, ninguém havia até então passado por esse tipo de mover sobrenatural, uma pequena quantidade de azeite Transformar-se em dezenas de litros, enchendo vasilhas vazias. Ela fez tudo conforme as instruções do profeta, um novo milagre estava prestes a acontecer. Tomaram várias vasilhas, e em certo momento, após já terem enchido várias delas, ela pede ao filho que lhe traga a próxima, e ele diz a sua mãe que as vasilhas vazias já haviam acabado, aquela havia sido a última. Tão logo ele disse: não há mais vasilhas, o azeite da botija cessou de jorrar. Certamente se houvesse mais vasilhas o azeite continuaria jorrando. O sobrenatural foi interrompido de continuar pela quantidade de vasilhas, isso estabeleceu um limite ao que Deus poderia continuar fazendo. Nossas bençãos estão restritas aos limites que colocamos a elas. Temos nos conformado com o mínimo, quando podemos experimentar o máximo.

 "Assim diz o SENHOR: Fazei, neste vale, covas e covas. Porque assim diz o SENHOR: Não sentireis vento, nem vereis chuva; todavia, este vale se encherá de tanta água, que bebereis vós, e o vosso gado, e os vossos animais. Isto é ainda pouco aos olhos do SENHOR; de maneira que também entregará Moabe nas vossas mãos" - 2 Reis 3.16-18

          O texto diz que três exércitos aliados estavam a caminho da guerra pelo deserto, quando perceberam que não havia mais suprimento de água para os saldados e para o gado que levavam. Está aí uma crise, e o que fazer? Voltar pra casa, render-se ao inimigo ou morrer de sede? Infelizmente muita gente, após uma avaliação verdadeira em alguma área da vida em situação crítica, acaba tomando uma dessas três decisões, menos aquela que o mover sobrenatural pode trazer, isso porque não ouvimos nenhum testemunho parecido com o que necessitamos. Deus é onipotente, mas como? Não ponha limites ao sobrenatural. Então buscaram o profeta Eliseu, e depois de adorar a Deus ele diz o que deveriam fazer para que tivessem água no deserto sem chuva. A instrução que ele lhes deu para que tivessem a água necessária para todo exército e animais foi no mínimo estranha. O profeta instruiu para que cavassem quantos buracos pudessem, porque as águas não viriam das nuvens do céu, de cima, mas de baixo. Qual seria a quantidade de água que teriam? A quantidade que necessitavam ou a quantidade de acordo com os buracos que conseguissem abrir durante aquele dia? A água estava limitada à quantidade de buracos, do mesmo modo que o azeite esteve limitado à quantidade de vasilhas vazias. Entende?

 "Pela manhã, ao apresentar-se a oferta de manjares, eis que vinham as águas pelo caminho de Edom; e a terra se encheu de água." - 2 Reis 3.20

          O devocional de hoje está trazendo duas advertências ao nosso coração: a primeira é a de que vamos viver experiências sobrenaturais únicas, inéditas, coisas ainda não testemunhadas por ninguém, e a segunda é que não devemos limitar a plenitude da benção de Deus sobre nossa vida. Não temos o mover sobrenatural que gostaríamos de ter porque não temos um testemunho que nos encoraje a crer, e se temos o mover, ele pode produzir além do que temos. Muitas vezes até temos o milagre, mas não o milagre todo! Se você tem alguma necessidade e ainda não chegou na plenitude da benção, não significa que já teve o que merecia, mas que está com menos do que Deus concederia você. Jamais vamos obter algo além daquilo que Deus concede particularmente a cada de nós, mas podemos receber muito menos do que deveríamos. A viúva poderia ter recebido mais de Deus, porém, recebeu o que ela determinou para si mesma, de acordo com a quantidade de vasilhas que arrumou. Já aqueles reis e soldados no deserto tiveram o tanto de água que necessitavam, porque cavaram poços suficientes para abastecer toda aquela tropa. 

Bispo Pallarone

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"A PORTA DA ATRIBUIÇÃO" (Ne.3:31)

SEMINÁRIO DE LOUVOR E ADORAÇÃO

"O ZELO PELA TUA CASA ME CONSUMIRÁ"