OS 144 MIL DO APOCALÍPSE

 TEXTO BASE: APOCALÍPSE 7:1-8


          Antes de tudo, vamos primeiro compreender o que é a palavra Apocalípse: ao contrário do que muitos dizem: Fim do mundo, esta é uma palavra de origem grega e significa: “tirar o véu”. Para o nosso português, traduzimos como “Revelação”. Sendo assim, ninguém vai revelar a “revelação”, seria esta uma redundância ignorante. O livro do Apocalípse já é a própria revelação de Deus acerca do final dos tempos. Claro que vemos muitas simbologias que encontramos seus significados no próprio Livro, em outros livros da bíblia ou na história da humanidade. Não são códigos onde poucos ou alguns estudiosos tem acesso... a revelação está disponível a todos os que creem e buscam pelo Espírito Santo.

          Vi também no dicionário do Google, que ele próprio faz com que as pessoas criem certos medos em ler ou falar do livro do Apocalípse. O dic. diz: “obra ou discurso obscuro e aterrorizante”. Vejo isso como uma estratégia maligna para que as pessoas (cristãs) acreditem que este livro é obscuro (sem luz, impossível entender) e causa medo (aterrorizante). Todo cristão deve ter total ciência das revelações deste Livro. Por que conta o futuro da humanidade.

          No estudo de hoje vamos ver quem são os 144 mil. Eles surgiram no cenário da Grande Tribulação (mencionado também por Jesus em Mt. 24:15 em diante). Este tempo liderado pelo anticristo, o qual se movia em todas as direções: na política, na economia, na religião e firmando seu poder e controle de todo ser humano na terra. Importante saber que o anticristo está estabelecendo seu governo mundial, e é neste momento que surgem os 144 mil. Identificado o tempo, vejamos:

1.       De onde eles vieram? (Ap.7:4) Israel não é a Igreja, e a Igreja não é Israel. Deus trata os dois de forma diferente. Há promessa para Israel e há promessas reservadas exclusivamente para a Igreja. O anticristo está banindo tudo que significa Deus ou fala de Deus nesta terra. Então Deus levanta os 144 mil israelitas (judeus). Eles não pertencem à Igreja de Cristo, foram tirados das 12 tribos de Israel.

2.       Eles tinham uma marca: (Ap. 14:1) eles foram escolhidos e selados. Sua marca estava na testa e era uma marca visível. O que era esta marca? O Nome de Deus.

3.       Por que foram escolhidos? Em todos os tempos de crise em Israel, Deus sempre tinha Seus remanescentes (Ex. Elias em I Rs. 19:14-18). E para Deus não perder Sua nação para o anticristo, Ele levanta e sela estes 144 mil. Quando o anticristo pensava que nada poderia impedí-lo de tomar o controle de Israel, surgem Seus remanescentes. Nos vs. 4 e 5 do capítulo 14, Deus revela que escolheu minuciosamente estes 144 mil, porque eram exemplo de caráter e santidade. Escolheram não se casar para serem íntegros a Deus e também não voltarem atras com as torturas, caso tivessem família. Não mentiam e eram irrepreensíveis. Eles trouxeram um grande mover aos israelitas e não se curvaram diante do anticristo.

          Em 14:1, vemos que eles terminaram a obra para a qual foram designados e estavam juntos com Cristo (o Cordeiro) e os demais santos (a Igreja).


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"A PORTA DA ATRIBUIÇÃO" (Ne.3:31)

SEMINÁRIO DE LOUVOR E ADORAÇÃO

"O ZELO PELA TUA CASA ME CONSUMIRÁ"