PÉRGAMO - O TRONO DE SATANÁS

 APOCALÍPSE 2:12-17



                                                        As 7 igrejas do Apocalípse são as congregações mais importantes da Ásia Menor no início do Cristianismo. Atualmente, todas as ruínas destas antigas cidades encontram-se na Turquia. O Cordeiro de Deus, o Senhor Jesus, instruiu o apóstolo João em Apocalípse 1:11 – “... o que vês, escreve-o num livro e envia-o às sete igrejas...”. Pérgamo, hoje conhecida por Bergama (Turquia), foi uma antiga cidade grega, rica e poderosa. Muitos restos de seus monumentos ainda podem ser vistos, em especial: “O altar de Pérgamo”. Uma estrutura dedicada a Zeus (pai dos deuses segundo a mitologia grega).

          O v.13 fala claramente sobre o “trono de satanás”, estabelecido nesta cidade. Este estudo de hoje será baseado nesta declaração e revelação dada a João. Certamente, mais uma simbologia deste livro poderoso da revelação de Deus a todos os cristãos. Em nosso tempo podemos ter a sensibilidade em sentir, através do Espirito Santo, os locais e as regiões onde se tem o domínio absoluto do mal. Em Pérgamo, a concentração de todo mal estava no altar mecionado acima. Ao contrário da manifestação divina, que não se prende em locais (Jo.4:21-24), o reino das trevas estabelece seus locais de maior domínio. Este versículo também faz referencia a Antipas (segundo a historia), foi cozido em óleo quente no reinado de Domiciano. Este imperador romano começou seu império com sabedoria e elevado carisma popular, era bom administrador. Mas, seu autoritarismo sempre crescente fez surgir um regime de extremo terror e repressão que atingiu, principalmente, os judeus e cristãos (simb. Figura do anticristo).

          No v.14 fala da doutrina de Balaão: este era um renomado profeta do AT e famoso em abençoar ou amaldiçoar (Nm. 22:6). Era mestre em confundir os assuntos espirituais e morais com seus interesses materiais. Judas fala sobre isto em sua carta nos vs. 8 e 11. Balaão não conseguiu amaldiçoar o povo de Deus, mas foi seduzido pelas ofertas financeiras do rei.

          No v.15, trata da doutrina dos nicolaítas: o nicolaísmo é uma heresia (doutrina contrária), que se infiltrou na Igreja Primitiva. NICO significa conquistar e LAITA significa povo,pessoas. Daí a palavra pode sig. conquistador de pessoas (grego). Nicolau (provável fundador da seita e provável um dos 7 diáconos de Atos), seu nome sig. “vitorioso sobre as pessoas”, e vem de uma derivação de “laíta” ou “laikos” que sig. “leigos”, ou seja, aquele que não tem conhecimento aprofundado em determinada área. O nome pode significar: “conquistador de leigos”. Os nicolaítas eram conhecidos em Éfeso e Pérgamo.

          O v. 16 diz: “Arrepende-te...”, em Pérgamo vimos o espírito do anticristo (I Jo.4:3), a idolatria (trono e domínio de satanás), a morte de homens de Deus, a sedução de Balaão, a heresia de quem está ou esteve junto com os cristãos. Faça uma análise de nossos dias!

             


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"A PORTA DA ATRIBUIÇÃO" (Ne.3:31)

SEMINÁRIO DE LOUVOR E ADORAÇÃO

"O ZELO PELA TUA CASA ME CONSUMIRÁ"