A MULHER E O DRAGÃO

 


APOCALÍPSE 12


          Este capítulo 12 é considerado um resumo do livro do Apocalípse (Revelação).

          Fala do nascimento e ascenção de Cristo; da expulsão de Satanás e seus anjos; registra o cântico de vitória dos santos nos céus para a Igreja triunfante e o alerta para a Igreja militante. E a perseguição de satanás em todos os níveis, inclusive, político e religioso.

·         A MULHER – (vs.1,2) quem é? Alguns católicos dizem ser Maria, estudiosos dizem ser a nação de Israel. A melhor interpretação, baseado em toda história deste capítulo, representa o povo de Deus. Todo seu sofrimento para dar à luz o seu filho, vem representado pela perseguição da antiga serpente, começando pela morte de Abel, e, a escravidão e perseguição dos povos inimigos, e a matança de crianças ordenada por Herodes. Vestida do sol (a glória de Deus), e a lua sob seus pés (autoridade) e tendo 12 estrelas (as 12 tribos no A.T. e os 12 apóstolos no N.T.). A coroa representa vitória. Seu Filho nasce (v.5), e ela vai para o deserto sendo sustentada por Deus e recebeu duas asas de águia (v.14), com possibilidades de voos rápidos e altos para superar seu perseguidor.

·         O DRAGÃO – (vs.3-4) o v. 9 já diz quem é esta personagem, chamado de: antiga serpente (esteve no Jardim do Éden); diabo (sig. acusador); satanás (sig. adversário); e, sedutor do mundo (tem a capacidade de enganar e influenciar). Poderoso e possuindo sete cabeças e sete coroas (representando domínios e vitórias) e dez chifres que simboliza seu poder de fogo e destruição. Possuía um exército que era a terça parte das estrelas (anjos caídos – II Pe. 2:4 e Jd. 1:6), e seu objetivo era matar o Filho da mulher (Gn. 3:15). No final (vs.12-18), ele fica ainda com mais raiva porque não consegue destruir o Filho (v.15,16), e parte para destruir seus descendentes (v.17).

·         O FILHO – JESUS, os vs. 10-11 traz uma representação da igreja do Senhor Jesus que venceu pelo sangue do Cordeiro. E Ele regerá a terra com cetro de ferro (v.5), veja o que diz nos Salmos 2. Ele é quem vai esmagar a cabeça da serpente (Gn.3:15).

·         MIGUEL – arcanjo de Deus (Jd.1:9) – Protetor enviado do povo de Deus contra os demônios (Dn. 10:13,21; 12:1). E ele também possui um exercito de anjos ao seu serviço (v.7).

 

          No v.12 há uma convocação para celebração nos céus, isto para os salvos que lá estão, mas aqueles que são da terra (ai), o diabo está com mais raiva (v.13). E quando o seu engano não atinge todos os escolhidos (vs.15-17), jorrando todo tipo de mentiras e perseguição. Ele parte para a extrema violência, logo após o arrebatamento da Igreja, na Grande Tribulação. Quando se posiciona sobre a areia do mar (v.18), observando as nações (Ap. 17:15) para receber o seu anticristo que estava prestes a se levantar do mar (cap.13 – na próxima aula).


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"A PORTA DA ATRIBUIÇÃO" (Ne.3:31)

SEMINÁRIO DE LOUVOR E ADORAÇÃO

"O ZELO PELA TUA CASA ME CONSUMIRÁ"