OS SETE SELOS

 

APOCALÍPSE


          No fim dos tempos Deus derramará a Sua ira como julgamento pelos pecados do mundo. Este julgamento será dividido em duas partes: Os sete selos e as sete trombetas. A abertura dos sete selos começa com os quatro cavaleiros. Existem raízes do contexto simbólico sobre os cavalos em Zacarias 1:8-17 e 6:1-8. A preocupação não são os cavalos com suas cores, e sim os cavaleiros, que iniciam, apartir daí, a Grande Tribulação.

·         Primeiro Selo – A vinda do anticristo (6:1-2). Surge o primeiro cavaleiro (do cavalo branco). O arco em suas mãos simboliza o engano (Ap. 12:9); a coroa representa o poder e autoridade para dominar (o anticristo recebeu do dragão – Ap. 13:2).

·         Segundo Selo – Cavaleiro (do cavalo vermelho, 6:3-4) com espírito de guerra (compare com Zc. 1:8). Virão as guerras mais sangrentas da história da humanidade. Até mesmo o anticristo foi ferido mortalmente, mas curou a si mesmo (Ap. 13:3).

·         Terceiro Selo – Cavaleiro (do cavalo preto, 6:5-6) com espírito da fome. Diante de tantas guerras, a fome e a escassez é inevitável. A balança em suas mãos representa o domínio econômico e o controle sobre os alimentos. Tudo ficará absurdamente caro. Mas, há excessão... “Não danifiques o azeite e o vinho”. A oliveira e a videira tem raízes fortes (espiritualmente: Israel e a Igreja).

·         Quarto Selo – Cavaleiro (do cavalo amarelo, 6:7-8) com espírito da morte. A cor pálida é de doenças graves, pestilências, epidemias e morte. Este cavaleiro terá o poder de dizimar a quarta parte da população mundial. Até mesmo os animais selvagens, por não ter o que comer, atacarão pessoas por estarem possuídos por este espírito de morte.

·         Quinto Selo – Justiça (6:9-11). Houve um clamor de todos aqueles que serviam a Deus e foram mortos por causa da Palavra (profetas, judeus fiéis e cristãos). E Deus ainda aguardava completar o número de mártires de nosso tempo e, certamente, da Grande Tribulação.

·         Sexto Selo – Catástrofes (6:12-17). Nos faz voltar a ler o que Jesus disse em Mateus 24:21-22. Um fenômeno cósmico, envolvendo planetas, o sol, a lua, as estrelas e todos os outros corpos celestes aterrorizava toda a população mundial. Então, terão a certeza do fim dos tempos. E, no capítulo 7, surgem os 144 mil israelitas que testemunharão ao mundo a existência de Deus. Eles foram selados com este propósito (mostrando, ainda assim, a misericórdia de Deus, durante o Seu juízo). Nos vs. 9-17 se confirma a numerosa multidão de salvos em meio à tribulação.

·         Sétimo Selo – As sete trombetas (8:1-6). A abertura do ultimo selo mostrou ao apóstolo que coisas ainda mais terríveis estavam por acontecer. Antes, um período de silêncio absoluto, e os anjos começarão a tocar suas trombetas e julgamentos piores acontecerão. Os povos daquela época usavam trombetas para enviar mensagens e anunciar guerras, então, João entendeu o motivo das trombetas. Os anjos tocavam e pragas (até comparadas com as do Egito) caíram sobre a terra...   próxima ESTUDO!

DEUS ABENÇOE!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"A PORTA DA ATRIBUIÇÃO" (Ne.3:31)

SEMINÁRIO DE LOUVOR E ADORAÇÃO

"O ZELO PELA TUA CASA ME CONSUMIRÁ"