As 7 Taças do Apocalípse




          Nos capítulos 15 e 16 o apóstolo João registra sua visão dos Sete anjos com as Sete Taças da Ira de Deus. Aqui se mostra o juízo do Senhor por causa da rebeldia e dureza de coração do homem. As Sete Trombetas anunciaram o juízo de Deus, para que os homens se arrependessem, ainda dava tempo para isso... mas, agora não há mais tempo e a ira de Deus será derramada através dessas Taças (ou flagelos).

          No capítulo 15 (v.2), João vê os salvos martirizados, que estão protegidos em um local específico (mar de vidro com fogo), e cantavam um louvor que reflete a justiça de Deus em adoração à Ele (vs.3,4). E os anjos se apresentam com os flagelos (praga, castigo, peste – vs. 6-8) de Deus: vestidos com vestes sacerdotais no santuário (compare com Êx. 25:16-28; 28:1-5). O tabernáculo foi fechado com a fumaça da glória de Deus (compare Êx. 40:34-38), e permaneceu assim até que toda a Ira de Deus fosse derramada na terra.

          No capítulo 16, inicia o juízo de Deus, atingindo aqueles que tinham a marca da Besta:

1ª. Taça (16:1-2) – Feridas incapazes de serem curadas.

2ª. Taça (v.3) – O mar foi atingido por completo. Destruição da natureza marinha.

3ª. Taça (vs. 4-7) – O juízo de Deus sobre aqueles que maltrataram, torturaram e mataram os servos de Deus. Tendo que beber da água transformada em sangue (Ap. 6:9-11).

4ª. Taça (vs. 8-9) – O sol será super aquecido a ponto de queimar os homens.

5ª. Taça (vs. 10-11) – Atingindo diretamente ao anticristo e seu governo. O centro do seu governo ficará desestruturado e a humanidade entrará em colapso, dada sua dependência a este governo maligno.

6ª. Taça (vs. 12-16) – Descreve o Armagedom (Montanha de Megido). Forças militares, influenciadas malignamente irão se ajuntar para destruir Israel. Os três demônios mencionados (v.13), reunirão exércitos para atacar a Israel pelo caminho do rio Eufrates (rio longo da Ásia Central com 2780 km de extensão, começando na Turquia e cruzando a Síria, Iraque até Israel) que ficará seco com o derramamento da taça. Esse é o momento final da Grande Tribulação, se esses dias não fossem abreviados ninguém resistiria (Mc. 13:20). É o momento que Cristo aparecerá (II Ts. 2:1-12). Compare esta visão de João com um fato ocorrido em Juízes 4: Deus levantou a juíza Débora e a batalha fora realizada no Monte Megido (Armagedom). E o inimigo também fora derrotado por Deus (v.23).

7ª. Taça (vs. 17-21) – Juízo Final. “Está consumado!”(v.17) Deus anuncia o fim de Sua Ira derramada sobre a terra. O império do anticristo é destruído, cidades e países arruinados, as ilhas se deslocam, as montanhas desaparecem e pedras enormes caem do céu sobre aqueles que não serviam ao Senhor.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"A PORTA DA ATRIBUIÇÃO" (Ne.3:31)

SEMINÁRIO DE LOUVOR E ADORAÇÃO

"O ZELO PELA TUA CASA ME CONSUMIRÁ"