SEMINÁRIO DE LOUVOR E AORAÇÃO

 

SEXTA

TEMA: LOUVOR E ADORAÇÃO INDIVIDUAL E COLETIVA

 

LUCAS 7:36-50

·      MUITOS TÊM COLOCADO A ADORAÇÃO PARA SERVIR A MÚSICA. E É AO CONTRÁRIO! É A ADORAÇÃO QUE GOVERNA A MÚSICA, TRANSFORMANDO-A EM LOUVOR.

·      A MÚSICA TOMOU UMA GRANDE PROPORÇÃO NA IGREJA. TÊM IGREJAS QUE SÃO CONHECIDAS PELA SUA MÚSICA, OU, POR UM GRUPO DE LOUVOR (BANDA). (NO ROCK IN RIO, IVETE SANGALO CANTOU: MESMO SENDO ASSIM, POBRE PECADOR, DEUS ME AMA – O MARACANÃ PAROU, COM PESSOAS CHORANDO). A MÚSICA É ALGO PODEROSO E A IGREJA PENSA QUE A MÚSICA SOZINHA PRODUZ ADORAÇÃO.

·      É UMA VIDA DE ADORAÇÃO QUE PRODUZ MÚSICAS PODEROSAS.

·      LOGO APÓS O REGIME MILITAR, DEUS LEVANTOU UMA GERAÇÃO COM LOUVORES PROFÉTICOS (COMUNIDADES): ASAPH BORBA, ADHEMAR DE CAMPOS (HOMEM DE GUERRA É JEOVÁ – ELE É O LEÃO DA TRIBO DE JUDÁ), LOUVORES PROFÉTICOS, INSTRUMENTOS DE ADORAÇÃO QUE GOVERNARAM UM GRANDE MOVER DA IGREJA. LOUVORES DE COMUNHÃO: “SOMOS CORPO ASSIM BEM AJUSTADO”. ADORAÇÃO PROFÉTICA: HILLSONG.

·      A VIDA DOS ADORADORES TRAZIA LOUVORES PROFÉTICOS QUE MUDARAM O RUMO DA NAÇÃO E DA IGREJA. ADORAÇÃO QUE GOVERNA.

·      HOJE EM DIA, NOSSA GERAÇÃO, FICAMOS MAIS OUSADOS: DIZEMOS QUE VAMOS ABRAÇAR JESUS, BEIJAR JESUS, ESTAR NO COLO DE JESUS, MEU AMIGO É JESUS. ENTRAMOS NUMA ADORAÇÃO MAIS OUSADA E NOS INCLINAMOS À ELE.

·      MAS A MÚSICA É UM INSTRUMENTO DA ADORAÇÃO. ADORAÇÃO É UM CONTEXTO GERAL DA VIDA DA IGREJA, PARA VIVER EM ADORAÇÃO.

·      ESTA HISTÓRIA QUE LEMOS EM  LUCAS 7:36-50 É UMA AULA DE ADORAÇÃO SEM CITAR MÚSICA. NÃO FALOU DE UM INSTRUMENTO MUSICAL, JESUS ESTAVA EM UM JANTAR. NÃO ERA UM CULTO, OU UMA CÉLULA, CULTO FAMILIAR OU PONTO DE PREGAÇÃO.

·      DE UM LADO UM FARISEU (CONHECEDOR DA TORÁ) E DO OUTRO UMA PECADORA (MULHER). E O TEXTO DE JESUS ENSINA QUE: QUEM ERA O CERTO ESTÁ FAZENDO O ERRADO, E QUEM É O ERRADO ESTÁ FAZENDO O CERTO. E ESSA MULHER NOS DÁ UMA AULA DE ADORAÇÃO.

·      ADORAÇÃO É ESTILO DE VIDA!

·      ESSA MULHER , COM SUA ADORAÇÃO, FEZ JESUS SE MOVER EM DIREÇÃO DELA, POR TOCAR O CORAÇÃO DELE.

·      ESTA MULHER FEZ PARAR O JANTAR (O QUE TE FAZ  PARAR DE COMER?)

·      V. 36, O CONVITE FOI FEITO POR UM FARISEU (ESTA PALAVRA SIG. “ALGUÉM QUE SE DESTACA”). SURGIRAM COMO ILUMINADOS, CRIANDO LEIS ORAIS.

·      QUEM OLHAVA PARA OS FARISEUS, DIZIAM: “UAU! ELES SABEM TUDO!” E ELES FICARAM TÃO PODEROSOS QUE PASSAM A TER INFLUÊNCIA POLÍTICA.

·      ELES GOSTAVAM DE NOTORIEDADE, E JESUS ERA NOTÓRIO POR CAUSA DA MULTIDÃO QUE O SEGUIA, POR ISSO O CONVITE DO FARISEU PARA O JANTAR. MAS O FARISEU NÃO FEZ O QUE DEVIA FAZER (CONFORME O COSTUME – VS. 44-46). JESUS NÃO RECLAMOU DE ALGO ESPIRITUAL.

·      VEMOS NOS DIAS DE HOJE QUE MUITOS CANTORES ESTÃO REGRAVANDO MÚSICAS ANTIGAS (LOUVORES). ACREDITO QUE PARA TRAZER DE VOLTA A ESSÊNCIA DA ADORAÇÃO: NÍVEA SOARES, LUKAS AGUSTINHO, ISAIAS SAAD, BANDA MORADA, GABRIELA ROCHA.

·      O FARISAÍSMO CAUSA IMPEDIMENTOS À ADORAÇÃO. A IDÉIA DOS FARISEUS, NO INÍCIO, ERA MUITO BOA: “VAMOS ESTUDAR A LEI”. MAS A LEISUBIU PARA A CABEÇA, E COMEÇARAM A CRIAR INTERPRETAÇÕES HUMANAS DA LEI PURA DE DEUS. E, COMEÇARAMA SE ACHAR ACIMA DA LEI DE DEUS. O RESULTADO DISSO É A: APARÊNCIA. POR ISSO, O SENHOR JESUS OS CHAMAVA DE HIPÓCRITAS (A VIDA DELES NÃO ERA AUTÊNTICA, ERA REPRESENTATIVA). HIPOCRITOS_ PROFISSÃO  GREGA

·      O FARISAÍSMO ROUBA A VERDADEIRA ADORAÇÃO, TRANSFORMANDO AS MÚSICAS EM LOUVORES ANTROPOCENTRISTA (SÃO CANÇÕES QUE COLOCAM O HOMEM, SUAS AÇÕES, ANSEIOS, DESEJOS E AMBIÇÕES COMO CENTRO DO LOUVOR, USANDO O UNIVERSO AO SEU REDOR, INCLUINDO DEUS, CRISTO, ESPÍRITO SANTO, ANJOS E A IGREJA COMO ATORES QUE TRABALHAM EM PROL DE SEUS OBJETIVOS).

·      O PROBLEMA QUE O FARISAÍSMO NÃO ESTÁ MUITO LONGE DE NÓS. PODEMOS AGIR COMO FARISEUS... A PRÁTICA NÃO CONDIZ COM A TEORIA. A ATITUDE NÃO CONDIZ COM O ENSINAMENTO.

·      E O FARISEU CONVIDA JESUS. A IGREJA QUE TEM VIDA REPRESENTATIVA, TAMBÉM CONVIDA JESUS. O TRONO DO FARISAÍSMO SÃO AS REDES SOCIAIS. CASAIS POSTAM FOTOS JUNTOS E FELIZES, E NA IGREJA SEQUER SENTAM JUNTOS. E LÁ MESMO, NA REDE SOCIAL, TEM ASLGUÉM QUE CONHECE E SABE QUE NÃO É BEM ASSIM. É AÍ QUE ENTRA O FALSO TESTEMUNHO (FARISEU). NA REDE SOCIAL REPRESENTA A VIDA QUE NÃO TEM. PESSOAS COLOCAM QUE ESTÃO ORANDO, MAS, É SÓ O TEMPO DA GRAVAÇÃO OU DA FOTO. QUEM TEM VIDA DE ORAÇÃO NÃO PRECISA DE PÚBLICO.

·       A APARÊNCIA DO JANTAR DO FARISEU, EM QUE JESUS ERA O CONVIDADO, ERA PERFEITO. COM CERTEZA TINHA TUDO QUE AS PESSOAS PRECISAVAM PARA SE ALIMENTAR E TER MOMENTOS DE PRAZER. OLHAMOS IGREJAS QUE ENCHAM OS OLHOS,E, ATÉ TEMOS VONTADE DE ESTAR LÁ... TUDO PERFEITO NA APARÊNCIA.

·      O FARISEU MANTÉM A IMAGEM, E NÃO ESTÁ NEM AÍ COM A ESSÊNCIA DA ADORAÇÃO. FINJEM E ATÉ PAGAM POR UMA FALSA CURA! (Ex.: do Pr. Moisés e o grupo de dança da igreja. Nosso Deus é Soberano... assim Deus “passa berando”).

·      APARÊNCIA NÃO SUSTENTA. LOUVOR ANTIGO DO TOQUE NO ALTAR: “ A QUEM TENHO EU NO CÉU ALEM DE TI... E O DIABO CHEGA NO OUVIDO E DIZ: REPITA COMIGO... EU EU EU EU SOU UM FARISEU!

·      SE O LOUVOR NÃO ENCONTRA VERDADE EM NÓS, ENTÃO SOMOS FARISEUS. ENTÃO, ANTES DE CANTAR, FALAR COM O ESPÍRITO SANTO QUE QUER, APARTIR DALI, VIVER O QUE ESTÁ CANTANDO.

·      TEMOS QUE ELIMINAR O FARISEU DE NOSSAS VIDAS. TIRA O FALSO ADORADOR.

·      É NA CASA DO FARISEU, NA MESA DO FARISEU, NO AMBIENTE DO FARISEU QUE ENTRA O ADORADOR. HÁ UMA IGREJA CHAMADA POR DEUS NESTA GERAÇÃO, QUE VAI ENTRAR NA CASA DOS FARISEUS E VAI CHAMAR A ATENÇÃO DE JESUS PARA ELA.

·      TRAZER O CENTRO DA ADORAÇÃO PARA DEUS

·      DEUS DETESTA APARÊNCIA... A PERGUNTA  QUE ELE FEZ PARA ADÃO: “E QUEM TE FEZ SABER QUE ESTAVAS NÚ? (GN. 3:11). O HOMEM QUER SEMPRE ENCOBRIR O SEU PECADO. E VIVER COMO SE NADA TIVESSE ACONTECIDO.

·      O VERDADEIRO ADORADOR TEM A NOÇÃO EXATA DA REAL PRESENÇA DE JESUS.

·      ELA FOI LÁ POR CAUSA DE JESUS. O ADORADOR NÃO  SE APEGA À PRESENÇA DE PERSONALIDADES, FAMOSOS, DO PASTOR TITULAR, DO PREGADOR PREFERIDO, DA MÚSICA QUE ELE GOSTA, OU O PROFETA QUE REVELA.

·      O ADORADOR TEM NOÇÃO DA PRESENÇA DE DEUS. E NÃO É SÓ QUANDO SENTE UM ARREPIO. O ESPÍRITO SANTO NOS MOVE A QUALQUER MOMENTO.

·      EXISTEM 2 TIPOS DE PESSOAS DENTRO DA IGREJA: AQUELES QUE FAZEM TUDO COM JESUS E OS QUE FAZEM SEM JESUS (PREGAM, CANTAM, ORAM SEM JESUS... FAZ PELO PROTOCOLO – UM PASTOR ME DISSE QUE TEM 500 PREGAÇÕES DECORADAS).

·      A PRESENÇA DE JESUS MEXE COM A GENTE?

·      O ADORADOR QUER DAR E NÃO SE PREOCUPA SE VAI RECEBER.

·      GERALMENTE, AS PESSOAS DIZEM: O QUE EU GANHO COM ISSO?

·      O ADORADOR NÃO É UM CONSUMIDOR DO CULTO. ELE QUER SER CONSUMIDO COM A GLÓRIA DE DEUS.

·      UM ADORADOR TEM ATITUDE DE QUEBRANTAMENTO. ELE SE DERRAMA AOS PÉS DO SENHOR.

Clique nesta frase e ouça a ministração no Spotify



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"A PORTA DA ATRIBUIÇÃO" (Ne.3:31)

SEMINÁRIO DE LOUVOR E ADORAÇÃO

"O ZELO PELA TUA CASA ME CONSUMIRÁ"