"NOVO MANDAMENTO: AMOR"



“UM NOVO MANDAMENTO VOS DOU:  QUE VOS AMEIS UNS AOS OUTROS, COMO EU VOS AMEI A VÓS, QUE TAMBÉM VÓS UNS AOS OUTROS VOS AMEIS” (Jo. 13:34)

          Para Jesus dizer: “NOVO MANDAMENTO”, certamente porque existia um “antigo mandamento”, que era seguido pelo povo de Deus. Mas qual era o antigo mandamento acerca do AMOR? Está escrito em Levítico 19:18 – “Não te vingarás nem guardarás ira contra os filhos de teu povo, mas amarás o teu próximo como a ti mesmo...”
          Aí está o antigo mandamento acerca do AMOR: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.
          Mas agora vem Jesus dizendo:  “UM NOVO MANDAMENTO VOS DOU, QUE VOS AMEIS UNS AOS OUTROS ASSIM COMO EU VOS AMEI”.  Deu para perceber a diferença do antigo para o NOVO MANDAMENTO? O antigo é amar o próximo na medida que você se ama, ou seja, tudo que desejar para você, o mesmo desejaria ao seu próximo. Jesus, porém, disse para AMARMOS como ELE nos amou. E é sobre isto que vamos meditar:
          Amarás o teu próximo como a ti mesmo é o menor grau do amor, porque ele fala de um amor com limites. O máximo que eu poderia amar alguém era a medida com que me amasse. Então é baseado no amor que sentimos por nós mesmos, amar ao próximo desde que isto não implicasse em nenhum risco a nós mesmos. E pensamos que já é muita coisa!
          Na verdade, o próximo passou a ser nosso irmão... e todos devemos amar como se fossem da nossa família e AMAR como Jesus amou. Como foi que Jesus nos amou?
          Ele nos AMOU mais do que a Si mesmo. Neste grau de amor, nesta “temperatura” de amor... o EU desaparece. O AMOR de Jesus foi além de Si mesmo e esta é a reforma que devemos fazer, do NOVO MANDAMENTO. Quanto nós parecemos com Jesus? Quem pode obedecer ao Novo Mandamento? Quem pode AMAR como Jesus amou? Nós podemos !!!!! Deus nunca pediu algo que não pudéssemos fazer, então é possível amar alguém mais do que a nós mesmos. Um exemplo:  - temos um vizinho doente, e de madrugada esta pessoa precisa ser socorrida e alguém nos pede ajuda e mesmo cansados, só dormimos poucas horas e temos que socorrer ao vizinho. No amor do antigo mandamento: levaríamos este vizinho na porta do hospital, o deixaria lá, voltaria para casa e diria: Já fiz minha parte. No NOVO MANDAMENTO:  levaríamos ao hospital, e,  mesmo não sendo da família e tendo que entrar no trabalho às seis da manhã, ficaria no hospital toda a madrugada e se fosse liberado o traria de volta.
ISTO, é apenas um exemplo simples, DE AMAR MAIS DO QUE A SI MESMO.
          Quando dizemos que não temos  tempo, revelamos nosso egoísmo, por isso não temos obedecido o NOVO MANDAMENTO dado por Jesus. Se obedecermos este MANDAMENTO de Jesus acerca do AMOR além de nós mesmos, teremos não só recebido a Jesus em nossas vidas, mas também os Seus ensinamentos.


Comentários

  1. e temos qui amar o nosso proximo como jesus nos ama sem olhar para nenhuma dificuldade
    fazendo isto sabemos qui em nos reina o senhor e o amor do senhor esta em nos, e so podemos dar amor quando o amor esta em nos.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário... Deus te abençoe! Compartilhe este blog e dê sugestões de publicações. Abraço!

Marcelo Donisete

Postagens mais visitadas deste blog

"A PORTA DA ATRIBUIÇÃO" (Ne.3:31)

SEMINÁRIO DE LOUVOR E ADORAÇÃO

"O ZELO PELA TUA CASA ME CONSUMIRÁ"