"CONSELHO DE PAI PRA FILHO"

 
 
"O Senhor manterá a promessa que me fez: Se os seus descendentes cuidarem de sua conduta, e se me seguirem FIELMENTE de todo CORAÇÃO e de toda a ALMA, você jamais ficará sem descendente no trono de Israel" (I Reis 2:4).
 
Instruções e conselhos de um homem vitorioso... perseguido, traído, injustiçado mas bem sucedido. Claro que teve seus pecados dos quais pagou por todos eles, mas, nada manchou toda a história do maior rei de Israel, o rei Davi.
Em uma conversa particular próximo de sua morte, já bem velho, instruiu e aconselhou aquele que já havia autorizado sua unção como rei em seu lugar, seu filho Salomão. E de pai pra filho, de rei para rei, Davi disse (vs. 2,3):
 
"Estou para seguir o caminho de toda a terra. Por isso, seja forte e seja homem. Obedeça ao que o Senhor, o seu Deus, exige; ande nos Seus caminhos e obedeça aos Seus decretos, aos Seus Mandamentos, às Suas ordenanças e aos Seus testemunhos, conforme se acham escritos na Lei de Moisés; assim você prosperará em tudo o que fizer e por onde quer que for".
 
Deus deve ser sempre o primeiro em nossa vida... tudo que pensamos, sonhamos, planejamos ou conquistamos deve passar pela autorização, ou permissão de Deus. Devemos estar agindo conforme Sua vontade! E a vontade de Deus está em Sua Palavra, a Biblia Sagrada.
No texto inicial, Davi diz a Salomão a promessa de Deus em sua vida: "se os seus filhos seguirem fielmente, de coração e alma, ou seja, de espírito (consciência), pensamento e vontade... nunca faltará sucessor ao trono de Israel. Significa que toda geração será de líderes, de pessoas bem sucedidas.
Mas o Senhor "exige" (v.3) que sejamos fiéis à Ele. Quando Davi disse a seu filho: seja forte e seja homem (v.2), ele dizia para ter atitudes sensatas, usar de sua inteligência para escolher e fazer o que é certo. Ter sabedoria para fazer a vontade de Deus e para agir com energia quando necessário, ou, com misericórdia quando for preciso (vs. 5-9).
Tomemos para nós estes conselhos de um homem que viveu intensamente a vontade de Deus.
 
 

Comentários

  1. E, quando este foi retirado, levantou-lhes como rei a Davi, ao qual também deu testemunho, e disse: Achei a Davi, filho de Jessé, homem conforme o meu coração, que executará toda a minha vontade. Atos dos Apóstolos 13:22

    ResponderExcluir
  2. é verdade, quando seguimos no caminho certo, no caminho que agrada a Deus, acontece maravilhas em nossas vidas, é preciso apenas viver por Cristo pra Cristo

    ResponderExcluir
  3. Verdade amigo em Cristo Ele deve ter sempre a primazia em todo o nosso viver. Quando isso não acontece a vida torna-se infrutífera e sem gosto. Muita paz de Jesus.
    António.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário... Deus te abençoe! Compartilhe este blog e dê sugestões de publicações. Abraço!

Marcelo Donisete

Postagens mais visitadas deste blog

"A PORTA DA ATRIBUIÇÃO" (Ne.3:31)

SEMINÁRIO DE LOUVOR E ADORAÇÃO

"O ZELO PELA TUA CASA ME CONSUMIRÁ"