ESCOLA BÍBLICA

 


TEMA: FÉ – NOÉ

TEXTO BASE: HEBREUS 11:7

          Em Gênesis 7:1-12, o Deus que deu a vida decidiu destruí-la. Era a primeira vez que Deus enviava um juízo sobre a terra. Mas, Ele olhou para Noé que, à semelhança de Enoque, andava com Deus e decidiu dar uma segunda chance a humanidade. Foram 10 gerações após a queda de Adão e os povos da terra já haviam se corrompido. O culto a Deus e o casamento distorcido, a violência em todos os lugares e as pessoas só pensavam em fazer o que era mal aos olhos do Senhor. Deus fez com que Noé construísse uma arca, ele era um agricultor, mas recebera essa missão (Gn. 6:9-14 e II Pe. 2:5).

1.       A ORDEM DE DEUS (Gn. 7:1): a) Essa ordem veio 100 anos depois e 7 dias antes do início do dilúvio. Durante todos esses anos de pregação ninguém acreditou nas palavras de Noé. b) Essa ordem foi dada a Noé mas incluiu a sua família. Por isso, o que faço afeta minha família (de bom ou de ruim). c) E, Deus reconheceu Noé como um homem justo, numa geração incrédula e corrompida. A sua justiça vinha da fé!

2.       A DETERMINAÇÃO DE DEUS (Gn. 7:2-4): a) O propósito de Deus era conservar a semente sobre a terra (Gn. 8:17). Deus repetiu a ordem da criação (Gn. 1:22) e Noé, também, recebeu essa ordem (Gn. 9:1). b) Oferecer os animais puros em sacrifício (Gn. 8:20). c) E, apartir daí, Deus libera, “oficialmente”, o homem comer a carne dos animais (Gn. 9:3).

3.       OBEDIÊNCIA DE NOÉ (Gn. 7:5-10): a) Noé fez tudo exatamente como Deus havia ordenado. Moisés, ao escrever sobre o dilúvio, ensinava aos israelitas como deveriam obedecer fielmente a Deus. b) A obediência dele não diminuiu com os anos. Foram 100 anos de sua vida dedicados à missão que Deus lhe entregou: “A VELHICE NÃO É DESCULPA PARA TOLICE”. c) Sua obediência era baseada na fé. Ele entrou na arca porque as águas do dilúvio chegariam (Hb. 11:7).

          Este evento não foi uma lenda, e sim um fato. Está na história da humanidade e na Palavra de Deus. Jesus falou do dilúvio (Mt. 24:38-39). Em profecia de Ezequiel contra Jerusalém, Noé é mencionado juntamente com Jó e Daniel, por causa da fé, perseverança e obediência a Deus, sendo justos (Ez. 14:14,20). Que sejamos como Noé em nossa geração, vivendo uma vida de santidade, fé e obediência.

- JORGE WHITEFIELD  (1714-1770)

          Mais de 100 mil homens e mulheres rodeavam o pregador, em Cambuslang, Escócia. As palavras do sermão, vivificadas pelo Espírito Santo, ouviam-se em todas as partes. Durante um período ininterrupto de 28 dias, realizou a incrível façanha de pregar a 10 mil pessoas. Sua voz podia ser ouvida a mais de 1 km de distância. Whitefield merece o título de “príncipe dos pregadores ao ar livre”, porque pregava em média 10 vezes por semana, e isso fez durante um período de 34 anos. Com a saúde abalada, Jorge voltou a casa para recuperá-la e inaugurou uma classe bíblica para jovens. Sua morte ocorreu como predissera: depois de um sermão, foi passar a noite na casa de um pastor. Subiu para o quarto e às duas horas da madrugada acordou e disse: “Estou morrendo”. Ainda ministrou uma palavra ao companheiro e faleceu. Morreu pregando!

Ouça o podscat deste estudo clicando nesta frase.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"A PORTA DA ATRIBUIÇÃO" (Ne.3:31)

SEMINÁRIO DE LOUVOR E ADORAÇÃO

"O ZELO PELA TUA CASA ME CONSUMIRÁ"