ESCOLA BÍBLICA

 


TEMA: FÉ – ABRAÃO

TEXTO BASE: HEBREUS 11:8-10

 

          Abraão era filho de Terá, 20 gerações depois de Adão e 10 depois de Noé. O nome original era Abrão (Abram), vem do termo judaico “Ibrim”, que sig. “Excelso Pai” ou “Pai Elevado”. Abrão era o primeiro dos patriarcas bíblicos. O judaísmo considera a existência e a importância de Abraão, ele foi o fundador da nação hebraica. Mais tarde, respondeu pelo nome de Abraão (Gn. 17:5 – Abraham ou Ibrahim no árabe), o que sig. “Pai de nações”.

·         Gênesis 12:1-8 (este é o livro dos princípios, que coloca o fundamento para o Antigo e Novo Testamento.

a)       O chamado (v.1) – Este chamado aconteceu quando Abrão estava em Ur. Mas no relato de Gn. 12 já estava em Harã (conforme escrito em Atos 7:2-3 na pregação de Estevão). Abraão peregrinou com sua família de Ur para Harã e de lá para Canaã. Deus ordenou para ele ir a uma terra que Deus iria mostrar. Deus escolheu Abrão, mesmo sendo um idólatra, mas que tinha algo diferente: .

b)      Deus lhe fez 7 promessas (vs. 2-3) – 1ª. Farei de você uma grande nação; 2ª Eu te abençoarei; 3ª Engrandecerei o seu nome; 4ª Você será uma benção; 5ª Abençoarei os que te abençoarem; 6ª Amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; e, 7ª Todas as famílias da terra serão benditas por causa de você.

c)       A obediência de Abrão (vs. 4-5) – Esta é a maior prova da definição de Fé. Partiu tendo no coração a promessa de Deus. “Foi Ló com ele”, dando a entender de que foi Ló quem decidiu seguir seu tio. E, também foram sua esposa e todas as pessoas que trabalhavam para ele. Lutero disse: “A igreja de Abrão”

d)      Adoração ao Senhor (vs. 6-8) – Deus deu Canaã, mas os cananeus habitavam lá. E Deus aparece novamente (v.7): “À tua descendência darei esta terra”. Em Gálatas 3:16, Paulo declara que Este Descendente é Cristo. Assim, Abrão edificou um altar e adorou. Por onde Abrão passava, ele edificava um altar ao Senhor (vs. 7-8) e O adorava.  SERÁ QUE ISSO SIGNIFICA ALGO PARA NÓS?

          Vemos dois princípios importantes no chamado de Abraão: fé e obediência. Estes princípios são confirmados em Hebreus 11:8. Ele foi chamado de “pai da fé” (Rm. 4:11) não somente porque creu, mas também porque obedeceu e foi justificado (Rm. 4:3).

- GUILHERME CAREY (1761 – 1834) – “O PAI DAS MISSÕES MODERNAS”

          O menino Guilherme era apaixonado pelo estudo da natureza. Quando adulto, Guilherme Carey se tornou o fundador das missões atuais de enviar missionários. Quando Deus o chamava a iniciar qualquer tarefa, permanecia firme dia após dia, mês após mês, ano após ano, até acaba-la. Deixou o Senhor utilizar-se de sua vida, não somente para evangelizar durante 41 anos no estrangeiro, mas também para traduzir as Sagradas Escrituras em mais de 30 línguas. Nestes 41 anos, não voltou para Inglaterra, e permaneceu na India. Escreveu várias gramáticas indianas e compilou dicionários de idiomas bengali, marati e sânscrito. Tudo isso era possível porque sempre economizava o tempo. Finalmente, em 9 de Junho de 1834, com a idade de 73 anos, Guilherme Carey dormiu em Cristo.

Ouça este estudo acima no podcast. Clique aqui

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"A PORTA DA ATRIBUIÇÃO" (Ne.3:31)

SEMINÁRIO DE LOUVOR E ADORAÇÃO

"O ZELO PELA TUA CASA ME CONSUMIRÁ"