LIVRO SEGUIDOR DE CRISTO: CAPITULO 2


A ORAÇÃO



Na parábola do fariseu e do publicano Jesus dá o exemplo de dois tipos de oração (Lc. 18:9-14):
1)      a hipócrita – cheia de orgulho, egoísmo e desprezo ao próximo;
2)      a sincera - cheia de arrependimento, humildade e pedindo a Deus Sua misericórdia por tantos pecados.

A oração é um momento especial onde expressamos toda a nossa vida a Deus, é um dialogo aberto quando agradecemos pelo dia, pelo pão, pela saúde, pelos negócios e sonhos realizados; também dizemos a Deus da nossa tristeza, abatimento, desanimo, e através da oração somos revigorados; e, ainda, pedimos perdão quando nos arrependemos de nossos pecados e intercedemos pelos amigos e familiares. E por ser um diálogo, não um monólogo, Deus nos fala através do Espírito Santo e da Bíblia Sagrada.
Orar repetindo frases decoradas torna-se isto uma reza. Jesus ensinou-nos a não usar de vãs repetições, achando que por muito repetir será ouvido. Há religiões que ensinam assim:

  • O apostolo Paulo quando chegou na cidade de Éfeso encontrou alguns discípulos (uns doze homens – (Lc. 19:7) que estavam desanimados, frios na fé, engolidos pela idolatria dos efésios. Paulo orou por eles e receberam o Espírito Santo, se encheram de ousadia e juntos abalaram aquele lugar. Os idólatras, querendo dar resposta, se reuniram no templo da deusa Diana e clamaram com rezas por quase duas horas dizendo as mesmas palavras: “grande é a Diana dos efésios!”
  • Nos nossos dias, o catolicismo mais tradicional ensina seus fiéis a confessar ao padre seus pecados e estes orientam para que façam rezas (orações repetitivas) como castigo ou penitência para receberem perdão.
  • Na seita Seicho-no-ie, há livros com orações escritas (Sutra Sagrada) para serem lidas repetidamente até alcançarem o que estão pedindo: é uma ladainha. Dizem que consta em seus livros uma oração adequada para cada circunstância.

Ouvi, certa vez, o pastor Sergio Solorzano de El Salvador, contar a experiência que teve em uma igreja de Porto Rico. Ele dizia que uma irmã se levantou para orar antes de lhe passar a palavra e, quando todos se colocaram em pé e fecharam os olhos, o pastor Solorzano permaneceu de olhos abertos e viu quando esta irmã tirou uma folha enorme de papel e começou a ler “fingindo” estar orando. Durante a pregação ele diz:

  • “Li a Palavra de Deus naquela passagem quando Jesus chorou entrando em Jerusalém, e preguei a respeito do estado baixo e deplorável que vivia esta cidade, e como havia produzido dor no coração de Jesus. Eu estava pregando quando perguntei a eles: - O QUE NÓS PODEREMOS PRODUZIR PARA DEUS? E disse a eles que não mais oramos espontaneamente e aquela senhora precisou ler a sua oração. Quando se perde o nível de espiritualidade da vida cristã, tem que se ler a oração num papel”.

O pastor Solorzano apontou corajosamente para aquela senhora e imediatamente ela e a família se levantaram e saíram. Após isto, o Espírito Santo pôde dirigir aquela reunião e a única pessoa daquela igreja que ainda não havia aceitado Jesus naquela noite teve sua vida transformada e se tornou SEGUIDOR DE CRISTO.
Uma oração que Deus ouve e responde é a feita com sinceridade e sem frases decoradas e repetitivas ou textos lidos. A oração sempre deve ser feita a Deus e em Nome de Jesus, o Espírito Santo dá palavras de oração. Todo cristão precisa ter seu devocional (momento de oração, leitura e meditação da Palavra de Deus), manter sempre esta comunhão com Ele. Na oração feita em nome de Jesus, nós também louvamos e adoramos a Deus, exaltamos ao Senhor por tudo que Ele fez por tudo que Ele é e representa na nossa vida. A mãe do profeta Samuel, Ana, pediu e quando recebeu agradeceu a Deus pelo milagre que lhe foi concedido, porque antes era estéril. Em forma de oração louvou e adorou a Deus (I Sm. 2:1,2,8,9), seu pedido a Deus foi muito sincero e comovente, sua tristeza na alma era tão grande que nem mesmo a fala saía, mas orava em espírito e só o Senhor ouviu o que dizia e a atendeu. No devido tempo nasceu-lhe Samuel, que se tornou um grande profeta e sacerdote do povo de Deus.
Se você acha que não sabe orar, está enganado! Jesus já nos ensinou e deixou-nos um modelo a ser lido: a oração do PAI NOSSO. Esta oração não é para ser repetida como reza, mas para conhecermos a simplicidade que podemos ter ao falar com Deus. Não fórmulas ou segredos de “como orar perfeitamente”, basta ser sincero dizendo tudo o que lhe aconteceu: seus pensamentos (maus ou bons), suas atitudes e apresentar nas mãos de Deus. O resumo da oração do Pai Nosso é este:

  1. Exaltar a Deus
  2. Agradecer pelo pão, saúde, dia, trabalho etc
  3. Pedir perdão pelos pecados e se comprometer a perdoar os que te fazem mal
  4. Pedir o livramento e proteção para si, família, amigos, irmãos em Cristo, etc
  5. Reconhecer a grandeza de Deus para solucionar os problemas


1-       LUGAR ESPECÍFICO PARA ORAÇÃO

Jesus ensinou aos discípulos para entrarem no quarto e fechar a porta para orar. Jesus como discipulador orientou Seus discípulos porque havia possibilidade deles orarem nos seus quartos. Isto é um devocional, ou seja, momento de intimidade com Jesus. Deus está em todos os lugares ao mesmo tempo, é ONIPRESENTE, Jesus não orava só em Sua casa, mas também orava no monte e na praia. Sendo assim, onde o cristão estiver: na igreja, na rua, no quarto, na sala, na cozinha ou no banheiro, Deus estará ali ouvindo. Alguém me disse uma grande bobagem com relação a orar no banheiro, dizendo que neste local há energias negativas e seria falta de reverência a Deus orar ou ler a Bíblia ali. Achei estranho um crente pensando assim, há casos, por exemplo, que a esposa é cristã e o marido não, e ele se incomoda ao ver sua mulher orando, e então, ela se reserva no banheiro sendo o único local que terá privacidade e poderá ter seu momento de intimidade com Jesus. Falta de reverência é não orar! Reverência é respeitar o que é Sagrado. No passado, os escribas quando escreviam o Livro Sagrado, paravam, trocavam a roupa, traçavam a pena de escrever, e assim faziam todas as vezes que escreviam o Nome “YHWH” , JEOVÁ. Isto é reverência, respeito pelo Nome de Deus. O respeito deve partir dos cristãos e não do espaço físico que estão, Deus não está interessado no espaço físico e quando o Senhor ensinou os discípulos acerca de entrar no quarto e fechar a porta, Ele ensina sair da agitação, dos compromissos, das tarefas profissionais ou domésticas e nos desligarmos de tudo o que é material ou físico, para entrarmos no mundo espiritual através da oração.


2-     ORAÇÃO DE GUERRA

Na minha opinião particular, esta oração deve ser feita em pé, este procedimento simboliza autoridade. Oração de guerra é contra os espíritos malignos, por isso, não é prostrado. Mas, também não precisa ser EM PÉ literalmente se fisicamente for impossível, a autoridade está no coração e deve ser liberada no momento certo. Esta é uma batalha no mundo espiritual quando as coisas estão difíceis, e é necessário haver esta peleja contra as potestades e principados do inferno, que podem impedir a resposta da oração chegar, como aconteceu com Daniel que perseverou guerreando e persistindo em oração durante vinte e um dias (Dn. 10:2).
Esta oração de guerra é contra os espíritos malignos e não como alguns fazem batendo as mãos no chão ou na parede e usando palavras agressivas contra Deus, querendo receber algo. O Senhor Jesus sabe e conhece todas as coisas, inclusive nossas necessidades, precisamos com todo carinho e amor dizer a Ele tudo que se passa, e ao dizer confiar e perseverar na resposta (Mt. 6:8).


3-     A PARÁBOLA DO FARISEU E O PUBLICANO

Ao lermos a parábola entendemos melhor sobre o assunto (Lc. 18:10-14). A oração do fariseu, infelizmente, muitos crentes têm feito; estão, na verdade, querendo se mostrar para Deus com uma meia-fidelidade. A explicação vinda do próprio Jesus é que estes são “hipócritas”, Ele nos ensinou que ser cristão não é como ser um artista, ou ator de filmes e novelas que querem aparecer ao seu publico fanático e idólatra e se tornarem ainda mais famosos com suas atuações. Saber orar usando palavras inteligentes e bonitas a Deus é muito bom, desde que haja sinceridade e humildade. O mesmo aplica-se aos que são ótimos ofertantes, os dizimistas fiéis, os que cantam ou tocam muito bem, ou, são ótimos palestrantes, tem boa cultura e dizem palavras inteligíveis, e o seu timbre de voz é digno dos melhores locutores; e estes querem que o pastor ou o líder/discipulador sempre o elogie publicamente por aquilo que fez ou fará. É importantíssimo e necessário darmos o melhor em todos os ministérios da obra de Deus, mas isto é uma obrigação, um dever, de todo SEGUIDOR DE CRISTO, não é nenhuma novidade, ou algo extraordinário, e as conquistas vêm através de muita luta espiritual, uma batalha constante contra os principados e potestades. Sempre há nas congregações aqueles que se destaca mais que os outros, o que não significa que Deus deu dons para uns e não dará para outros, basta pedir com fé. Quem faz a obra de Deus relaxadamente não obtém êxito e pode se sentir frustrado.
O cristão mesmo conhecendo muito bem o trabalho que deve ser feito, ao receber novas instruções do líder, faça de acordo, seja obediente! Não seja como os religiosos que vivem de aparência e Jesus os chamou de “sepulturas”, isto é, por fora pode ser bonito, mas por dentro...
A oração é o momento máximo de comunhão com Deus, nossa intimidade com o Espírito Santo. O missionário Antonio Carlos Palarone escreveu a líderes que estavam em formação:
“O Espírito Santo libera o poder de Deus para operar de maneira especial na oração. A eficácia de uma vida de oração está relacionada ao Espírito Santo, Seu papel é nos ajudar, é cooperar conosco, cumprindo todo propósito para o qual foi Enviado para ser em nós no ministério intercessório”.


4. INTERCESSÃO


Ao ler os textos desta oração:
  • O pão nosso de cada dia nos dá hoje;
  • Não nos deixe cair em tentação, mas livra-nos do mal...

Logo me vem a lembrança de um homem que foi bem sucedido em toda sua vida. Era o mais ilustre e respeitado por todos, a sua história se resume em apenas dois versículos bíblicos, mas foram suficientes para acreditarmos que Deus ouve a oração sincera. O segredo de sua vida próspera estava nestas palavras:
“Oh Deus, abençoa-me e dá-me muitas terras. FICA COMIGO e livra-me de qualquer coisa que possa me causar dor”  (I Cr. 4:10).
Este era Jabes, sua oração simples e sincera moveu as mãos de Deus em seu favor. A continuação do texto diz:
“E DEUS ATENDEU A SUA ORAÇÃO”.
Deus só quer que sejamos sinceros e que Ele possa estar conosco o tempo todo. Jabes pediu: FICA COMIGO, quando Deus está em nós através do Espírito Santo, tudo o que pedimos em nome de Jesus Ele nos concede. Isto é da Natureza Divina, como um Pai que ama presentear e dar aquilo que Seus filhos necessitam.
Agora, além de pedirmos por nós mesmos, sempre teremos alguém próximo, alguém que não conhecemos pessoalmente, mas ficamos sensibilizados com suas necessidades, e até mesmo por alguém que se tornou nosso inimigo. Isto é prova do amor de Deus em nossas vidas, isto é INTERCESSÃO.
Em todo capítulo dezessete do evangelho segundo João, Jesus está orando, ou melhor, intercedendo; nos vs. 1-5 o Senhor ora por Si mesmo; nos vs. 6-19 Ele ora por Seus discípulos; e nos vs. 20-26 Ele ora por todos os cristãos através do tempo. Jesus nos ensinou a interceder.
Jesus rogou a Deus especificamente em favor de Pedro (Lc. 22:31-32). Usou como exemplo uma ciranda, uma peneira grossa usada por lavradores para separar o trigo da palha. Jesus mencionou esta ferramenta como exemplo para Pedro entender o que estava para acontecer em sua vida naqueles dias. Muitas vezes Deus pode nos levar a orar em favor de uma pessoa nos mostrando o problema que a mesma irá enfrentar, e esta intercessão, em alguns casos, não evita que a pessoa enfrente o problema, e sim, para que ela encontre forças em Deus para vencer e a sua fé não desfaleça. Foi exatamente isto com Pedro, ele iria negar a Jesus e se não fosse a intercessão, certamente teria se desviado e nunca mais voltaria a servir Jesus, mesmo depois da ressurreição, ou, poderia ter tido o mesmo destino de Judas Iscariotes. Satanás estava pronto para influência-lo e depois domina-lo totalmente. Após a oração intercessória foi destruída toda intenção dos espíritos malignos sobre a vida de Pedro. Jesus o avisou de que o negaria três vezes, e depois de tê-lo negado, Pedro se levantou e se lembrou do que Jesus disse: “E saindo Pedro para fora chorou amargamente” (Lc. 22:62).
Se não fosse a oração e o aviso de Jesus, Pedro não teria do que se lembrar e nem do que chorar. A intercessão segurou a vida espiritual de Pedro, e garantiu o ministério glorioso que teria pela frente e as almas que se salvariam através dele.
Um outro exemplo bíblico de intercessão está no Antigo Testamento: Deus respondeu uma oração que Abraão fez no seu coração em favor de seu sobrinho Ló. Embora mencionasse a palavra JUSTO (Gn. 18), na verdade, no íntimo, sua preocupação era com Ló. Deus tinha um relacionamento de amizade com Abraão, Ele sabia que Seu amigo tinha parentes em Sodoma; era como se Deus tivesse orientando-o a orar por eles. Deus não poderia fazer algo, se Abraão não tivesse orado. Ló não estava no mesmo nível de comunhão com Deus, e vivia numa cidade ímpia, e por causa de tantos pecados Deus decidiu destruí-la. E por amor a Abraão, Deus avisou que destruiria as cidades de Sodoma e Gomorra; apesar de Deus não precisar dar satisfação do que pretende fazer, Ele é Senhor, mas, Ele amava Abraão e sabia que Abraão amava seu sobrinho Ló. E imediatamente Abraão iniciou sua intercessão que mais parecia uma negociação por prováveis habitantes que fossem justos aos olhos de Deus. O Senhor sabia que não havia justos naquelas cidades, se houvesse Ele jamais planejaria destruí-las por amor a eles:  “DEUS SE LEMBROU DE ABRAÃO E TIROU LÓ” (Gn. 19:29), ou seja, por amor a Abraão e por causa de sua intercessão no coração pelo sobrinho, Deus os livrou da destruição.
Existem na Bíblia muitos exemplos de intercessores! O que leva uma pessoa a interceder? Qualquer pessoa possui a capacidade de interceder, é um processo natural, a intercessão é movida em primeiro lugar pela solidariedade entre os homens que induz um a buscar pelo bem do outro. Geralmente, um intercessor é movido por este sentimento por se identificar com o intercedido e compreender o que se passa com o mesmo. A solidariedade traz consigo o sacrifício, que é demonstrado por uma disposição inexplicável de orar pelas pessoas, passando muitas vezes horas, dias e semanas numa verdadeira peleja.
Paulo, apóstolo solidário, escreve aos irmãos de Colossos sobre a oração de intercessão: dizendo da sua vontade em toda sabedoria e entendimento espiritual (Cl. 1:9). Interceder não é, apenas, orar é fazer algo por alguém por maio da oração.
Ouvi o testemunho de um pastor norte-americano, e usarei como exemplo para as pessoas que querem interceder, mas seus sentimentos falam mais alto dentro de si de forma negativa, incorrendo no erro e impedindo Deus operar. Este, contudo, tinha comunhão com Jesus e foi sensível ao ser orientado por Deus a orar corretamente e liberar perdão. Este pastor, homem dedicado à obra de Deus, orava todos os dias pela sua família, mas, em meio a um desastre que quase se tornou em fatalidade, Deus o ensinou algo muito importante. O momento não parecia propício para este ensinamento, pois, ele estava abalado e sofrendo, mas Deus não poderia deixar passar esta oportunidade e, como Pai que ama Seus filhos, deu-lhe uma aula de amor, perdão e intercessão.
Seu filho surfista, em um belo dia para este esporte saiu a caminho da praia com sua prancha em seu veículo. A sua frente vinha um carro desgovernado, dirigido por um motorista alcoolizado. Foi inevitável o acidente automobilístico. O socorro chegou e levaram o rapaz ao hospital mais próximo, e em seguida mandaram avisar aos pais. Aquele pai saiu de casa e foi ao hospital, e viu a situação do filho que estava em coma; todo arrebentado, com o rosto ensangüentado, pois a prioridade dos médicos neste tipo de situação é salvar a vida do paciente e depois curar as feridas e cuidar das fraturas. Atrás de uma parede que o separava da sala que o filho estava e vendo-o através de um vidro, começou a orar a Deus, dizendo: - Senhor, por que permitiste que isto acontecesse com meu filho? Sua oração emocionada, chorando e vendo o sofrimento de seu filho, lutando contra a morte, tendo a vida por um fio, era injusta colocando a culpa em Deus, e ao mesmo tempo odiando aquele que provocou o acidente e colocou o rapaz naquele estado quase terminal. Em meio à sua oração pedindo que Deus curasse seu filho, ele diz: - O Senhor não sabe a dor que estou sentindo! Naquele momento o Espírito Santo falou com ele: “LIBERE PERDÃO AO MOTORISTA”. Achou um absurdo este pedido. Aquele homem estava alcoolizado, sem seus reflexos para evitar o acidente, era o culpado de seu filho estar ali, e retrucou a Palavra que estava no seu coração. Sendo assim, o Espírito Santo o levou a lembrar do sofrimento de Jesus. Ao ser preso, foi injustamente condenado à morte – a pior de todas as sentenças dos condenados daquela época – foi espancado, cuspido, zombado, ferido com uma coroa de espinhos que entraram em Sua cabeça causando inchaços. Jesus estava desfigurado na cruz! E o Espírito Santo trouxe outra Palavra do próprio Deus ao coração daquele pastor:

“MEU SERVO! EU VI MEU PRÓPRIO FILHO SOFRENDO NA CRUZ POR AQUILO QUE NÃO FEZ, E PERDOEI OS QUE O COLOCARAM ALI INJUSTAMENTE E QUE O FERIRAM. EU SEI O QUE VOCÊ ESTÁ SENTINDO! VOCÊ NÃO PODE FAZER NADA PELO SEU FILHO, A NÃO SER PERDOAR QUEM O MACHUCOU. EU, PORÉM, PODERIA TER TIRADO MEU FILHO DAQUELA CRUZ E NÃO O FIZ, VIREI AS COSTAS PARA ELE, POR AMOR A HUMANIDADE”.

Ao receber esta mensagem divina, caiu em si, recobrou o juízo, pediu perdão a Deus, primeiro pela sua ignorância e, em seguida, liberou perdão ao motorista causador do acidente. E não demorou muito para que os médicos anunciassem milagrosamente a melhora significativa do rapaz, que logo saiu do coma, e as suas feridas foram tratadas, e o pastor recebeu uma lição de perdão, em meio à sua intercessão.


5. DEUS NÃO INTERFERE SEM ORAÇÃO


Pessoas reclamam tanto dos problemas no cotidiano; a crise financeira que atinge o mundo e muitos se atrevem a dizer em sua ignorância (falta de conhecimento): - “Será que Deus não olha para miséria do mundo?” Deus olha sim, mas a ausência de atitude do homem em buscar a Deus, faz com que Ele permaneça sem ajudar. O que Deus mais deseja é salvar Sua mais perfeita criação, e infelizmente, os demônios conseguem facilmente influenciar esta obra prima de Deus para o que é mau.
Por que na África há tanta fome e miséria? Deus não se importa com os paises deste continente? Claro que sim! Mas as populações africanas têm buscado ao Deus verdadeiro ou aos deuses de sua cultura? Isto impede a manifestação provedora e abundante de Deus.
Alguns anos atrás, missionários brasileiros estavam em Ghana realizando missões de evangelismo, e ao terminarem o culto em uma das igrejas daquele país, o pastor local providenciou um frango assado para servir seus convidados estrangeiros. Enquanto estavam comendo, algumas pessoas observavam do lado de fora, quando viram que os pastores acabaram de comer, entraram e avançaram alucinados em cima do que restou e dos ossos do frango. Daí imagina-se a fome naquele país! Para Deus nada é impossível! Ele pode reverter a situação de miséria de qualquer pessoa e de qualquer país.
A África é o berço mundial da macumbaria. Exporta suas práticas e rituais para todo o mundo. No Brasil se tornou cultura afro-brasileira! Como Deus pode agir onde habita esta prática? Como SEGUIDORES DE CRISTO devemos orar para que seja destruída a idolatria e a feitiçaria que impedem as pessoas de aceitarem o evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo e abrirem caminho para que Deus possa transformar suas vidas.
Quantos cristãos que possuem a promessa de Deus, mas estão acomodados e conformados com os problemas, e ainda dizem: - Estou acostumado com minha dor! Consideram “suas” as doenças, os problemas familiares, e qualquer dificuldade sentimental, profissional, espiritual e ministerial. O fracasso passa a ser normal, faz parte da rotina, esquecendo que todos os cristãos têm direito à Promessa, que é a vida abundante. Mesmo nós estando cientes das promessas de Deus, Ele aguarda que Seus servos orem e busquem com fervor, para que possa trazer a resposta e a solução. Se os discípulos não acordassem Jesus, que estava dormindo no barco, e clamassem: - Senhor, salva-nos que perecemos! Eles pereceriam no mar, por causa da tempestade (Mt. 8:25). Pedro teria morrido afogado se ele não clamasse: - Senhor salva-me (Mt. 14:30). Quando estava indo em direção a Jesus, andando sobre as águas.
Nos dois casos Jesus estendeu Sua mão e os socorreu. Ora, acalmando a tempestade, e ora, segurando a mão de Pedro, reerguendo-o.
A impaciência atrapalha a vida de oração de muitos cristãos. Começam orar e um, dois ou três dias depois já estão reclamando pela falta de resposta. Em primeiro lugar, deve ficar bem claro, que Deus é o Senhor e nós os servos, não o contrário (Ele faz o que quer e na hora que Ele quiser)! Segundo, nossa oração deve ser feita de acordo com a vontade Dele. Analise se é biblicamente aceitável a sua oração, ou se irá prejudicar a você mesmo ou ao seu próximo.
Daniel, o profeta, orou por vinte e um dias e recebeu a resposta. Ele não foi impaciente, foi perseverante. O que não significa que é só fazer uma campanha de vinte e um dias de oração e jejum que a resposta virá! Ter um propósito definido é muito importante e necessário em alguns casos, depende da fé. Mas o importante mesmo é a sua dedicação e perseverança no seu objetivo. E a resposta virá no tempo determinado por Deus. Para Ele o tempo (dia e noite) é irrelevante, não importa... Daniel poderia ter levado uma semana ou um ano em oração para receber a resposta. A Bíblia diz (Dn. 10:11-13) que desde o primeiro dia de oração, a resposta já estava vindo a Daniel. Os demônios que dominam as regiões geograficamente impediam a chegada do anjo que trazia resposta. Por causa disto, deve-se perseverar e guerrear espiritualmente em oração, e Deus enviará um poderoso reforço para que a resposta lhe alcance.
Quando temos um propósito material, lutamos muito até consegui-lo ou conquista-lo. Na oração não é diferente! Os objetivos são alcançados com perseverança, desde que esteja de conformidade com a vontade de Deus, e o pedido sempre deverá ser feito em Nome de Jesus. Está escrito:

“E tudo quanto pedirdes em Meu Nome, Eu o farei, para que o Pai seja glorificado no Filho.
Na verdade vos digo que tudo quanto pedirdes a Meu Pai, em Meu Nome, Ele vo-lo há de dar”.

(Jo. 14:13;16:23)




autor: Pr. Marcelo Donisete

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"A PORTA DA ATRIBUIÇÃO" (Ne.3:31)

SEMINÁRIO DE LOUVOR E ADORAÇÃO

"O ZELO PELA TUA CASA ME CONSUMIRÁ"