LIVRO SEGUIDOR DE CRISTO: CAPITULO 4




EXEMPLO DOS APÓSTOLOS PARA IGREJA


O grande apóstolo Pedro teve uma experiência maravilhosa para se livrar da última gota de tradição que havia em suas ‘veias’:
Na cidade de Lida, deu uma ordem de cura a Enéas; o qual se levantou da cama e foi curado da paralisia. Em seguida, em Jope, ressuscitou uma discípula chamada Dorcas. Vemos, até então, que Pedro era um apóstolo completo, um discípulo de Jesus, que realizava as mesmas obras de Seu Mestre, através deste milagre da ressurreição, muitos creram em Cristo. Faltava-lhe, ainda, tirar algo muito sério! O preconceito e o desprezo por determinadas pessoas. Na experiência de Pedro Deus lhe dá uma visão: um lençol que era trazido a terra, contendo todo tipo de animais que se arrastam pelo chão e de aves, e foi-lhe dirigida uma voz: “-Levanta-te Pedro, mata e come”. E Pedro disse que nunca comeu coisa alguma comum e imunda. Pura tradição de sua antiga religião.
Embora esta visão seja simbólica, a experiência de Pedro foi uma revelação, e o objetivo de Deus era transformar seu relacionamento com as demais pessoas (At.10:11-l5, 28): “Vós bem sabeis que é proibido a um judeu ajuntar-se ou mesmo aproximar-se a alguém de outra raça; mas Deus demonstrou que a nenhum homem considerasse comum ou imundo”.
Os animais e as aves representavam os gentios – povo não judeu, impuros de acordo com a lei – e os judeus – cerimonialmente ‘puros’. Foram apresentados juntos e declarados puros por Deus. Esta revelação a Pedro, transmitida aos gentios de Cesaréia e aos judeus em Jerusalém, ensina claramente que Deus está chamando a gentios e judeus. Esta foi a avaliação do próprio Pedro do que Deus fez através dele.
A experiência de Pedro começa agora: um homem chamado Cornélio, de Cesaréia, foi orientado através de um anjo, para convidar a Pedro a fim de ensiná-lo e aos seus parentes acerca de Jesus. Caiu por terra a tradição de Pedro em ganhar única e exclusivamente aos judeus. Ele fora enviado a anunciar o Evangelho ao povo gentio, e ali formou sua primeira célula de estrangeiros.
Não é diferente hoje! Crentes preconceituosos só querem pregar para os “bonzinhos”, ou seja, pessoas de boa índole e caráter impecável (claro que estes também precisam – estou falando de escolher só a estes), ou preferem pregar apenas para crentes. Ninguém está isento de receber a Palavra de Deus, por pior que seja... crente preconceituoso não tem salvação! Discriminar negros, brancos, analfabetos, mendigos; ou, blasfemadores, os zombadores, os orgulhosos, os vaidosos; deixar de evangelizar os de classe média e alta que desprezam a Deus por causa dos bens que possuem... não é atitude de quem deixou suas tradições e é um SEGUIDOR DE CRISTO.
O apóstolo Paulo tratava com seriedade o Evangelho de Jesus (Gl. 1:6-8). Ninguém pode mudar o que Cristo nos deixou, principalmente, nos livros de Mateus, Marcos, Lucas e João onde está tudo sobre a vida e a sã doutrina de Jesus. O verdadeiro cristão não é SEGUIDOR DE CRISTO apenas na Igreja ou na presença do pastor, ele é exemplo de VIDA TRANSFORMADA onde quer que esteja, e o que faz, faz com amor como se fosse ao próprio Deus (Cl. 3:23).
Aos Colossenses (2:8), Paulo orientou para que tenham cuidado e que ninguém os torne escravos por meio de argumentos sem valor, que vem da sabedoria humana. Estes argumentos embaraçam as pessoas, ensinamentos de tradicionalistas, influenciados pelos espíritos que dominam o mundo e não de Cristo.
Os valores que aprendemos de Deus são diferentes do que o mundo ensina. Ao deixar de dar crédito do que se aprendeu de Deus ou do que está escrito em Sua Palavra, torna-se isto um ato de insubmissão e rebeldia diante de Deus, é uma apostasia. O pai quando orienta seu filho daquilo que lhe desagrada, e este filho desrespeita seu pai e ignora sua palavra, se torna um insubmisso e rebelde. Na juventude rebeldia é sinônimo de liberdade! O que é proibido torna-se atraente e sedutor. Os adolescentes, infelizmente, têm aprendido, ora pela televisão, ora por roda de amigos que o influenciam a não ouvirem seus pais, aliás, querem fazer exatamente o contrário! O fim é sempre trágico! Afinal, estão indo contra o que Deus ensinou: “Honra teu pai e tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra...” (Êx. 20:12). Isto é um Mandamento e uma Promessa! Quando a Bíblia diz “honrar”, não significa, apenas, elogiar ou admirar a posição de uma pessoa, significa: respeitar com sinceridade, obedecer sem questionar e ser submisso, colocando-se à disposição. As palavras bíblicas devem ser sempre interpretadas no seu mais profundo significado.
Os cristãos querem usufruir das promessas de Deus nesta terra e na eternidade, mas se esquecem dos mandamentos que acompanham estas promessas e estão com o coração perverso. Quando aceitamos a Jesus, muita coisa muda: por isso não mintam mais; que cada um diga a verdade... todos nós somos membros do Corpo de Cristo! Se vocês ficarem com raiva, não deixem que isso faça com que pequem e não fiquem o dia inteiro com raiva. Não dêem ao diabo oportunidade para tentar vocês: quem roubava que não roube mais, porém, comece a trabalhar a fim de viver honestamente... não diga palavras que fazem mal aos outros, mas usem palavras boas que ajudam os outros a crescer na fé e a conseguir o que necessitam (Ef. 4:25-29).
Existe uma semelhança entre Deus ensinando Seu povo no Monte Sinai e do que Jesus ensinou em Seus sermões e através dos apóstolos. Mas há algo que não mudou na vida de Israel e que também poucos cristãos mudaram: os PENSAMENTOS.
O inimigo de nossas vidas pode estar dentro de nós mesmos... e não me refiro a demônios, abrigamos pensamentos de ‘não posso’, ‘não sei fazer’, ‘não consigo’, não vai dar certo’ e nem sequer tentamos realizar a vontade de Deus e desfrutar de Suas Promessas. O cristão é guiado como ovelha pelo PASTOR JESUS, Israel viveu escravizado e achavam esta situação normal. Muitas coisas normais para o mundo o cristão acha normal para ele, os costumes (que são tradições) influenciam-no.
Afinal, o que o mundo tem que desejamos? Alguém rapidamente poderia afirmar: o dinheiro... ou: a fama? O poder político, empresarial ou religioso? Paulo orientou Timóteo que: discutir ou brigar a respeito de palavras é como uma doença... e daí vem invejas, brigas, insultos, desconfianças maldosas e discussões sem fim... essa gente pensa que a religião é um meio de enriquecer. O que foi que trouxemos para o mundo? Nada! E o que é que vamos levar do mundo? Nada! Então, fuja de tudo isso e viva uma vida correta, de dedicação a Deus, de fé, de amor, de perseverança e de respeito pelos outros (I Tm. 5:4-11).
Vamos ter este ensinamento em nossa mente. O povo de Israel teria que escolher a Vida de Deus para serem bem sucedidos, ou, o inimigo os dominavam. Poucas pessoas não vivem a plenitude das bênçãos de Deus, porque estão sempre tornando aos seus erros, voltando aos mesmos pecados e o inimigo se levanta e passa a dominar este cristão que vive constantemente caindo nos mesmos erros. Seus pensamentos não foram renovados.



  • USOS E COSTUMES. APOSTASIA.



Paulo orientou a Tito para não dar ouvidos às fábulas judaicas, nem aos mandamentos de homens que se desviam da verdade. Muitas frases e conceitos doutrinários inventados por grandes líderes eclesiásticos e filósofos da história da humanidade, que atravessam gerações, hoje são respeitadas como mandamentos de Deus e enganam as pessoas sem conhecimento bíblico. Estes ensinamentos são fábulas:

“Se estais mortos com Cristo quanto aos rudimentos do mundo, por que vos carregam ainda de ordenanças, como se vivêsseis no mundo, tais como: não toques, não proves, não manuseies? As quais coisas todas perecem pelo uso, segundo as tradições e doutrinas de homens; as quais têm, na verdade, alguma aparência de sabedoria, em devoção voluntária, humildade e disciplina do corpo, mas não são de valor algum, senão para satisfação da carne” (Cl. 2:20-23).

Por estas palavras de Paulo, vemos que o apóstolo considera que a doutrina de “usos e costumes” tem seu lado bom: é bonito, é natural, é decente, porém, se a mente não acompanhar as mesmas atitudes das mudanças radicais feitas no corpo, no exterior, “não são de valor algum”.
Os Mandamentos de Deus não podem ser acrescentados ou subtraídos pela mente humana influenciada pela religiosidade. As doutrinas de Jesus, não são para que sejam atendidos os interesses estatutários desta ou daquela denominação evangélica e outras não, causando debates e provocações ou julgamentos precipitados. Na Igreja de Jesus não é pregada a falsa doutrina; estas tradições contêm nelas fanatismo e heresia, torcendo escandalosamente as Palavras de Jesus, deixando muitos desorientados.
Jesus confrontou alguns doutores da lei:
“-Ai de vós, doutores da lei, que carregais os homens com cargas difíceis de transportar, e vós mesmos nem ainda com um dos vossos dedos tocais essas cargas!” (Lc. 11:45).
Isto é o que faz a religião! As pessoas ficam sobrecarregadas e não encontram nenhuma ajuda de quem as sobrecarregou.
Certa vez eu e minha esposa passávamos em frente à porta de uma determinada ‘igreja’, e o porteiro olhou para nós (estávamos com a Bíblia nas mãos e tínhamos acabado de sair de uma casa onde realizamos uma reunião de célula) e dizia a alguém do seu lado que não havia salvação para nós, dentre outras coisas, e que estávamos perturbados. Achei um absurdo o julgamento deste ‘irmão’. Procurei saber o motivo de suas palavras e fiquei sabendo que era porque minha esposa usava calças. Existe um fanatismo agressivo na mente dos religiosos, os quais, não pensam duas vezes para julgar e/ou amaldiçoar pessoas que não estão de acordo com suas crenças.
Uma senhora, antes de participar de nossa célula, achou bonitas as músicas que cantavam nesta mesma congregação e quis conhecer de perto, pegou seus filhos e foi ao chegar à porta foi barrada e impedida de entrar por estar de bermuda. E esta mulher ainda não era cristã! Não quisemos explicar porque isto lhe aconteceu, para não atrapalhar sua libertação e sua conversão, mudamos de assunto e a orientamos acerca da Palavra de Deus, foi evangelizada e aceitou Jesus.
Os heréticos pregam seus costumes em todos os lugares e onde estiverem. Fazem isto com convicção como se fora mandamento de Deus. Note a semelhança deles com os fariseus, que tinham suas tradições (ou, leis orais) como se fora mandamentos de Deus dados a Moisés.
O liberalismo é o outro extremo! Dizer que Deus só quer o coração não interessando o que se faz com o corpo, ou que é um semi-deus, um ser independente e iluminado por si próprio, são ensinamentos malignos: (I Tm. 4:1-2).
“Ora, o Espírito afirma expressamente que, nos últimos tempos alguns apostatarão da fé, por obedecerem a espíritos enganadores e a ensino de demônios, pela hipocrisia dos que falam mentiras, e que tem cauterizada a própria consciência”.
Deus não quer um povo oprimido por conceitos fanáticos ou liberais heresias da religiosidade. Estamos livres da escravidão do mundo, da carne e do diabo para vivermos em novidade de vida ao lado de Jesus e Sua sã doutrina. Ele nos deu o Espírito Santo que nos orienta no que devemos ser e fazer através da Bíblia e nas orações, sendo orientados a vivermos o verdadeiro Cristianismo, sem hipocrisia, nem filosofias ou uso de roupas (as que são adequadas e as inadequadas). Sem se preocupar com aparência física, deixando de lado ou nem sequer mencionando os ensinamentos de Jesus. A mente com as idéias de Deus ensina não só a portar-se decentemente (I Pe. 3:l-7) mas, principalmente, a buscar o poder do Espírito Santo e o entendimento da Palavra de Deus.
Apostatar a fé significa: abandonar, deixar, afastar-se ou desviar-se de Jesus e Seus ensinamentos. São desertores da legítima e única doutrina verdadeira, a de Jesus (que é AMAR a Deus e ao próximo como a si mesmo), pela religiosidade implantada por espíritos enganadores.
É muito mais fácil dizer a uma pessoa, nova convertida, cortar o cabelo do que acompanha-la num processo de consolidação, cuidando de suas feridas na alma: raiz de amargura, ódio, desejo de vingança, rejeição dos pais desde a infância, complexos de inferioridade ou de superioridade, orgulho, egoísmo, mentira e maldições herdada de gerações passadas. É mais fácil dizer à pessoa não usar calças, que, depois de liberta dos demônios, encaminha-la ao verdadeiro aprendizado da doutrina de Jesus, que é baseado no amor (Jo. 13:34).
Paulo disse que sua mensagem não consistia em palavras persuasivas de sabedoria humana, mas em demonstração do Espírito e do poder (I Co. 2:4). Este mesmo apóstolo que abandonou toda a tradição que aprendera de seus pais, disse que a lei que os judeus aprendem desde criança nas sinagogas, está resumida por Jesus nestas Palavras:

“AMARÁS O TEU PRÓXIMO COMO A TI MESMO” (Gl. 5:14).

Quem ama a Deus, ama o próximo. Quem ama o próximo, pode amar a Deus, quem ama a Deus quer fazer Sua Vontade e crê no Seu Filho Jesus Cristo, e na sua sã doutrina. Não está preso a mandamentos humanos, mas luta contra todo tipo de engano nas mentes das pessoas. E as armas de nossa batalha não são carnais, e sim, poderosas em Deus, para destruição das fortalezas; e assim, destruímos idéias falsas e também todo orgulho que não deixam as pessoas conhecerem a Deus. Dominamos todo pensamento humano e fazemos com que ele obedeça a Cristo (II Co. 10:4-5).
Desde o dia que recebemos Jesus, Sua vontade é colocada em nosso entendimento, e Suas Leis em nosso novo coração (Hb. 8). Sendo assim, temos uma Aliança com Jesus. Não precisamos preocupar-nos com o que diz o homem, querendo nos introduzir falsos ensinamentos, devemos estar ligados a Jesus; só Ele nos alivia do jugo da religiosidade e nos enche do Seu verdadeiro AMOR.

autor: Marcelo Donisete

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"A PORTA DA ATRIBUIÇÃO" (Ne.3:31)

SEMINÁRIO DE LOUVOR E ADORAÇÃO

"O ZELO PELA TUA CASA ME CONSUMIRÁ"