LIVRO SEGUIDOR DE CRISTO: CAPITULO 6


EVANGELIGIOSIDADE


PARTE I

Uma pessoa debaixo de influências malignas e obras da carne não conseguirá deter sua inclinação para o mau, mesmo recebendo conselhos, orientações, demonstrações de carinho e/ou amizade, esta pessoa continua praticar iniqüidades:


  1. CRENTE HOMICIDA E MENTIROSO

Deus perguntou para Caim onde estava seu irmão Abel, e Caim respondeu: “- Não sei, sou eu guardador do meu irmão?” (Gn. 4:9).
A mentira exista desde o início do mundo, é tão velha quanto seu próprio ‘pai’, satanás.
Caim havia matado seu irmão e mentiu para Deus que não sabia onde ele estava, era um homicida e mentiroso.
Quando um homicida espiritual consegue tirar a paz, a alegria e deixa a moral ‘a zero’ de um outro irmão, totalmente arrasado, e este esfria na fé, o indivíduo em questão é um homicida, e é mentiroso quando o mesmo diz: ‘Não sei o que aconteceu com aquele irmão!’ A Palavra de Deus diz: “Não vos enganeis, as más conversações corrompem os bons costumes” (I Co. 15:33).
Este ‘tipo de crente’ não precisa de armas de fogo, ou objeto cortante e pontiagudo para destruir a vida de alguém (Tg. 3:6,8,9). A Palavra de Deus orienta ao homem que suas palavras podem prejudicar e contaminar pessoas. As palavras podem tirar o ânimo, a alegria e até mesmo a vontade de viver; machucam mais do que agressões físicas, pois, atingem direto o coração, podendo transformar-se em: ódio, vingança; angústia e depressão; abatimento e desanimo. Uma pessoa magoada é capaz de tudo, até de matar e tudo que é ruim, sendo que existe nela o sentimento de vingança para prejudicar aquele que a magoou, e que lhe disse palavras agressivas ou injustas.
Tiago disse que na língua há veneno mortífero, e João disse que quem irrita, odeia, ou chateia seu irmão é assassino.
Não é fácil dominar as palavras, até sem intenção pode-se magoar alguém. O cristão precisa saber usar e colocar bem as palavras de acordo com a personalidade das pessoas, o que para uns é brincadeira, para outros é ofensa. Salvo, quando se trata da Palavra de Deus que confronta todo tipo de atitudes erradas... assim mesmo, deve ser falado com muito amor.
Existem, pelo menos, três formas pelas quais o pecado aparece:
  1. Na mente humana – maus desígnios;
  2. Na natureza humana – de dentro do coração;
  3. Na ação humana – prostituição, furto, homicídio, adultério, avareza, malícia, dolo, lascívia, inveja, blasfêmia, soberba, loucura (Mc. 7:21-22).
Então, a boca fala do que está cheio o coração. Por isto Paulo passou a seguinte orientação: “Não saia da vossa boca nenhuma palavra TORPE” (Ef. 4:29).
Torpe significa: desonesto, infame, repugnante, obsceno e indecente. Existem palavras que ficam corroendo e criando raízes de amargura; outras conduzem os pensamentos às fantasias eróticas. As palavras do cristão nunca são indecentes, por isto as pessoas notam diferença. Palavras pornográficas, maliciosas, frases com duplo sentido imoral; ou, enganar para levar vantagem, fofocas, acusações sem provas na frente de outras pessoas com a finalidade de humilhar; chamar a atenção em público de maneira prepotente e autoritária... isto tudo é deste ‘tipo específico’, homicida e mentiroso.
Jesus disse que nossas palavras são: sim, sim e não, não, o que passar é de procedência maligna (Mt. 5:37). Cristão não tem duas palavras, duas caras, não é falso, pelo contrário, honra à palavra dada, é honesto e verdadeiro. Seu caráter foi regenerado pelo Espírito Santo e sua companhia todos acham agradabilíssima. Não é irritado, fechado, carrancudo, é amigo de todos e pronto para ajudar sempre.
João escreveu que quem mente é homicida e mostrou o ‘pai’ destes (Jo. 8:44), o diabo. Quando ele era Lúcifer (Anjo de Luz), quis ser igual a Deus, e por Deus foi expulso do céu; e, com seus argumentos mentirosos, levou muitos anjos com ele. Incorporado na serpente, mentiu para Eva, enganando-a e assassinando sua comunhão com Deus. A mentira está ligada ao homicídio (físico e psicológico), quem é dominado pelo espírito de mentira, sofre de uma doença humanamente incurável, e está assassinando pessoas, mas, também, suicidando-se. E quem tira a própria vida não tem salvação.
Quem tem o espírito de mentira, tem facilidade para enganar, suas mentiras são ditas com convicção e qualquer um aceita como se fosse verdade, e só descobre-se determinadas mentiras muitos anos depois (se descobrir!). A mentira se torna um vício e a pessoa não consegue ficar sem mentir e mente até sem necessidade. Usa a mentira para estar sempre com a razão e ganhar a confiança de alguém, só que esta confiança dura até a verdade surgir.
Limpe sua mente deste mal!


  1. CRENTE TRAIDOR


Como pode uma pessoa andar ao lado de Jesus por três anos e meio e depois trai-lo e morrer enforcado, suicidando-se e condenando-se ao inferno?
Será que Judas Iscariotes nasceu para trair Jesus e fazer se cumprir as Escrituras? Será que ele foi predestinado a ter este fim?
Judas ficou conhecido como traidor não porque ele era o escolhido para este destino cruel, ele mesmo quem escolheu através de seus atos; condenou-se porque era ladrão e avarento, entregou a Jesus por dinheiro que nem ele mesmo conseguiu usa-lo, era preço de sangue inocente, sua traição custou trinta moedas de prata. Quando viu que tinha entregado para morte o Homem que ajudou tantas pessoas e ajudou a ele, sentiu remorso. Isto fez com que Judas tirasse sua própria vida.
Deus usou profetas para escrever acerca da morte de Jesus, mas se Judas não fosse um falso discípulo, não teria sido ele o traidor. Aquele que deu maior brecha para o diabo tornou-se o traidor.


Traição significa deslealdade! Trair é enganar, ser infiel, não cumprir. Não é apenas por dinheiro ou bens que há traição, esta é uma atitude de DESLEALDADE e INFIDELIDADE. Assim sendo, a humanidade trai a Jesus todos os dias porque não O aceitaram de todo coração e vivem distantes Dele, e crentes, em especial, trai Jesus porque conhecem a Ele e o que Ele quer mas não obedecem.
Deus criou o homem e a mulher com liberdade de escolha, com sentimentos, com vontades... e este O abandonou. Preferiu aceitas as coisas do mundo, que são matéria, são passageiras e perecíveis, sendo que estas coisas não irá salva-lo, irá destruí-lo. Isto é uma traição!
Você não se sente ofendido quando ajuda alguém, tira a pessoa da dificuldade e esta lhe vira as costas, sendo mal agradecido e ainda te despreza? Aquele que trai o seu próximo, ou, seu irmão em Cristo, tem traído Jesus.
Nunca Ele foi infiel ou desleal com Seus discípulos, pelo contrário, foi Exemplo em tudo para eles. Os crentes traem porque tentam enganar a Deus, se passando por fiéis e são infiéis, são incrédulos e deixam de cumprir a vontade do Senhor, dando lugar aos prazeres da carne, aos desejos do mundo.
Ser leal e fiel a Deus é observar e cumprir Suas ordenanças, não importando o que vai receber em troca. O mundo ensina a não fazer nada sem interesse. Lealdade e fidelidade não têm interesse, Jesus disse que morreria pelos discípulos e foi isto que fez, não só por eles, mas por toda humanidade. O apóstolo Paulo orienta para que haja em nós o mesmo sentimento que há em Cristo (Fp. 2:5-11), quando de sua passagem na terra. Ele aniquilou-Se a Si mesmo; humilhou-Se e foi obediente a Deus-Pai, cumpriu o propósito a que veio.
Em um relacionamento de lealdade e fidelidade, a vontade própria simplesmente desaparece, morre. É muito fácil desviar-se do propósito de Deus e isto é traição! Ele nos confiou sua Palavra e o Nome de Jesus para evangelizarmos e expulsarmos os espíritos malignos, respectivamente. Não é só Judas que deveria carregar o terrível título de traidor, e sim, todos os que trocam Jesus pelo mundo e pela sua própria vontade. Afinal, foi Ele quem nos criou e nos deu o Seu amor! Por isso, quando há o verdadeiro arrependimento (não o remorso), há perdão de todas as traições, por que o sangue de Jesus nos purifica de todo pecado (I Jo. 1:9).


  1. CRENTE MEDROSO


A frase “NÃO TEMAS” aparece na Bíblia em muitas ocasiões, por exemplo:
* quando Deus abriu o mar Vermelho, usou Seu servo Moisés para orientar o povo (Êx. 14:13): “...NÃO TEMAIS, aquietai-vos e vede o livramento do Senhor que hoje vos fará; porque aos egípcios que hoje vedes, nunca mais os tornareis a ver”.
* após a morte do líder Moisés, Josué se depara com uma grande responsabilidade, de conduzir o povo de Israel à Terra Prometida. E Deus o fortaleceu para esta missão com estas palavras (Js. 1:9): “... sê forte e corajoso, NÃO TEMAS...”.
Deus observa e usa os que são arrojados, corajosos, audaciosos, ousados, trabalhadores e esforçados. Ele encontra estas qualidades mesmo naqueles que pensam que não as tem, e dá Sua Palavra de animo e encorajamento.
Não há o quê e nem o porquê temer quando se tem a presença do Senhor dos Exércitos. É necessário sim, ter sensibilidade espiritual para poder enxergar o invisível, ou seja, o que está além dos problemas, mesmo que o inimigo, aparentemente, seja superior ou mais numeroso (II Rs. 6:16): “NÃO TEMAS, porque são mais os que estão conosco do que os que estão com eles”. Os soldados do rei da Síria cercaram a cidade onde o profeta Eliseu estava, e este homem de Deus não se amedrontou e tratou de confortar seu discípulo que só enxergava as dificuldades à sua frente. Aquele rapaz estava apavorado com tantos soldados inimigos e eles eram apenas dois. Ele enxergava o número físico e humano: DOIS x EXÉRCITO INIMIGO, certamente pereceriam olhando por este ângulo com olhos carnais. Eliseu orou para que os olhos espirituais de seu discípulo (ou auxiliar) fossem abertos, e só assim conseguiria ver que quem estava com eles eram muito mais numerosos e poderosos, do que os que estavam contra eles. E o discípulo pôde enxergar com seus olhos espirituais (com seu espírito) que o monte estava cheio de cavalos e carros de fogo prontos para guerrear por causa deles.
O medo é uma cegueira espiritual, e o crente não consegue ver que o seu Deus é muito Maior. Quem tem medo é escravo do diabo! Ele conhece este ponto fraco e só ataca ali, fazendo o crente enfraquecer-se a cada dia, tornando-se um covarde espiritual.
A esposa tem medo de perder o marido que não aceita que ela seja uma cristã; o pai tem medo de disciplinar o filho acerca da conduta cristã e este ficar revoltado. Pais precisam saber a hora de dizer sim, e a hora de dizer não, se necessário for, até com corretivos (a educação – sem espancamentos, porque isto se torna crime – não trazem traumas, aliás, fazem da criança um homem ou uma mulher de bom caráter futuramente), a mãe precisa corrigir a filha e não ter medo dela fugir de casa por causa disto. O empregado tem medo de falar para o patrão dispensa-lo das horas extras no dia dele ir para Igreja e ser demitido; ou, o crente, tem medo de evangelizar por causa da reação de insatisfação das pessoas, ou mesmo, dos xingamentos e ameaças.
Tantas outras situações em que o crente tem medo de agir! Até mesmo o pastor, ou líder espiritual, que não quer doutrinar fortemente uma pessoa em pecado, que é crente, com medo deste se desviar. O que tem que ser falado, deve ser falado, sem medo, mas, com humildade, amor e autoridade do Espírito Santo.
No amor não há temor... o que tem medo não é perfeito em amor (I Jo. 4:18). Através da oração de Eliseu, Deus abriu os olhos espirituais daquele moço que era seu auxiliar, e ele soube que não havia motivos para o desespero, isto é amor, orar pelo discípulo de Jesus que é imaturo, ou seja, é uma criança espiritual, para que sejam abertos seus olhos do espírito.
Sente-se medo por causa do pecado! É uma situação comum que acontece com alguns crentes ainda despreparados e sem orientação. Por não conseguirem abandonar antigos hábitos pecaminosos, se desesperam e são medrosos, tornando-se uma fobia. Fobia pelo que poderá suceder. No mundo, são muitas as pessoas fatalistas que não se atrevem subir num avião, porque acreditam que vai cair; não se sentem tranqüilos ao entrarem num elevador, porque acreditam que vão ficar trancados nele. Assim mesmo são os crentes que tem medo de sua vida espiritual e cristã. O pecado os acompanha e não tem segurança para orar e falar com Deus, se auto-desprezam e usam sua fé para o medo, ao invés de agirem ao contrário, e esse medo cria um laço (Pv. 29:25), e ficam presos.
O medo não é um sentimento comum, é um espírito maligno especialmente com esta função, que domina a mente do homem distante de Deus, e que também trabalha na vida daqueles que aceitaram Jesus como Salvador. A solução é entregar seus medos nas mãos de Deus.
Existem casos ainda piores, que acompanham desde criança e adolescência. Crentes que carregam traumas desde sua infância e tem medo de determinadas coisas ou objetos. Certa vez, vi na televisão uma mulher que tinha pavor de bonecas; outra, de subir escadas. E assim, muitos vivem escravizados por estes traumas, que, possivelmente (não geralmente), podem ter sido causados por culpa dos pais, ou de mentes passivas em algumas personalidades, por exemplo, os melancólicos (que são tristes e deprimidos). Brincadeiras de péssimo gosto que deixam marcas na mente das crianças e elas carregam estas marcas para adolescência, juventude e se não forem libertas, para fase adulta, onde se acarretam problemas ainda maiores e humanamente incuráveis. E pior! Podem repassar seus medos e traumas para os filhos e até para os netos, e os demônios especialistas nesta área, conseguem escravizar toda geração.
Crentes com medo necessitam de libertação! Ore a Deus, peça ajuda ao pastor ou discipulador. Determine na sua vida que nenhum mal te atingirá; mil cairão de um lado e dez mil do outro, e você não será atingido (Sl. 91). Ore usando a Palavra de Deus, e acreditando nas Promessas divinas para sua vida e família.
O tímido não consegue falar e tem medo de cara feia. No evangelismo tem pavor quando se trata de falar, mas você pode ser curado da timidez fazendo evangelismo (experiência própria deste que escreve), o máximo que pode acontecer é a pessoa não aceitar te ouvir, amém... ore, jejue para aquele coração ser quebrantado e parta para o ataque (evangelismo) novamente.
Não interrompa a obra de Deus, você que tem sido um crente-medroso, na sua vida. Liberte-se em Nome de Jesus e VIVA FELIZ!!!


  1. CRENTE IDÓLATRA



“Meus amados, fuja da idolatria” (I Co. 10:14).
Será que crentes ainda adoram imagens? Muitas pessoas têm a mesma atitude de Tomé: só acredita se ver primeiro! Isto, também, com relação à Deus! Colocam sua fé naquilo que podem ver e apalpar. Trata-se de adorar uma imagem, ou, o que se vê.
O povo de Israel ao se ver desamparado por Moisés que havia subido o monte e lá ficou por quarenta dias, resolveram fazer uma imagem (algo que poderiam ver) para adorar. Ou seja, em Moisés eles viam Deus operando milagres, com a ausência do líder, o substituíram pelo bezerro de ouro (Êx. 32). E pior! Apresentaram o bezerro de ouro feito por eles mesmos, somo sendo o deus que os tirou do Egito. Que ignorância! Este povo presenciou tantos milagres sobrenaturais: a coluna de fogo que clareava e os aquecia do frio noturno do deserto; a nuvem que os cobria durante o dia lhes fazendo sombra para não desfalecerem no sol acima da capacidade humana, e ainda, os guiava mostrando a direção que deveriam ir; a abertura do Mar Vermelho, que ficou assim toda a madrugada para que cerca de três milhões de pessoas atravessassem a seco; o maná (pão divino) que caía do céu para alimentá-los; a água tirada da rocha; as codornizes que apanhavam e se alimentavam com sua carne; as roupas que não envelheciam e os sapatos que não se perdiam. Sem dizer das pragas que caíram sobre o Egito, para que Faraó contemplasse a Grandeza do Deus de Israel e em seguida um povo vitorioso deixaria a escravidão.
Milagres são necessários, mas, é preciso, principalmente, que a vida se transformada. Aquele povo israelita estava com sua mente presa à idolatria, pois, conviveram com idolatria egípcia e suas mentes necessitavam de libertação. Por isso Deus enviou Suas Leis, Ele começa escrevendo: “NÃO TERÁS OUTROS DEUSES DIANTE DE MIM” (Êx. 20:3). Estes ‘deuses’ a que Deus se refere, não são imagens de escultura, tanto que no verso seguinte Ele específica: “NÃO FARÁS PARA TI IMAGENS DE ESCULTURA...” Os deuses são tudo aquilo que colocamos acima de Deus no nosso coração. Qualquer pessoa, ou bens, ou costumes podem se tornar motivo de idolatria, isto é, um amor ou paixão exagerado. Ídolo é a pessoa, ou objeto, a que se tributa respeito ou afeto excessivo, por isso, vemos crente-idólatras! Apenas trocaram as imagens que tinham em casa – altares do catolicismo, ou do espiritismo e outras seitas que cultuavam – por outros objetos que não precisam que se acendam velas, nem fazer oferendas, e não precisa fazer uma dúzia de rezas, mas, também, tomam o coração.
Existem várias formas de idolatria! O que pode ser venerado? Os filhos, o marido, a esposa, os irmãos, os amigos; artistas, atores e cantores; objetos como: computador, televisão e outros eletroeletrônicos; também, móveis, imóveis e automóveis; e até o próprio emprego! Tudo isto nós amamos, precisamos e necessitamos no dia-a-dia, mas Deus deve estar acima de tudo. E o pior (em minha opinião) é a avareza, ou seja, a idolatria ao dinheiro (Ef. 5:5).
Este tipo de idolatria exige uma libertação mais profunda. Tem pessoas que são amigas até o momento que se fala em dinheiro, é como se tocasse na menina dos seus olhos, é a sua maior paixão! O apego extremo ao dinheiro causa cegueira, este idólatra-avarento fica facilmente zangado e irritado e não aceita de forma nenhuma a hipótese de tirar determinada quantia que não estava nos seus planos, para realizar algo que não é da sua vontade, ou que não terá proveito disto. O avarento discuti e xinga os filhos, a esposa ou o marido quando estes necessitam do seu dinheiro. Paulo orientou seu discípulo Timóteo acerca deste assunto (I Tm. 6:10):
“O amor ao dinheiro é a raiz de toda espécie de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé...”
Devemos entender e interpretar este texto corretamente! Não diz o dinheiro é a raiz de todos os males – já ouvi que a falta de dinheiro leva à Deus – isto é má interpretação bíblica, lembre-se: o fanatismo leva as pessoas à falar heresias. O texto diz claramente: “o amor (idolatria) ao dinheiro”. A avareza é pecado! Qualquer um sabe disto... até os religiosos! É um dos sete pecados capitais... mas, alguns crentes tratam isto como problema. Não é problema! Alguém diz: ‘- Ih! Fulano é pão duro! Tem problema com dinheiro!’ Problema não é pecado... a avareza é uma opção da pessoa, e ela mesma pode se ver dela com a ajuda do Espírito Santo, e o crente poderá escolher a quem servir (Mt. 6:24).
O amor ao dinheiro tem afastado muitos da presença de Deus, não concordando com os apelos feitos nos cultos e se irritam sempre que se prega sobre dízimos. São infiéis entregando dízimos pela metade (quando entregam) ou mês sim e outro não. Como cristãos, devemos sempre nos lembrar que o que temos pertence a Deus e o que é de Deus é nosso, desde que sejamos fiéis a Ele. Isto foi um PACTO que fizemos ao aceitar Jesus e fazer Dele o nosso Dono (Mt. 6:25).
Deus não aceita ser trocado por nada deste mundo, principalmente, da parte de Seus filhos que O servem e por Ele escolhidos. Vemos um exemplo na Bíblia de um homem de fé, mas por algum momento permitiu que seu filho ocupasse o mesmo lugar que Deus já ocupava. Esqueceu-se ‘um pouquinho’ de Deus.
Abraão viu em Isaque sua descendência que seria como a areia da praia e as estrelas do céu. Uma multidão incontável de descendentes era a Promessa de Deus, e por ter tido em sua velhice, se apegou demais ao filho, ao ponto de se igualar no seu amor por Deus. Humanamente falando, isto até seria normal, era o único filho. Por esta razão, Deus pediu o filho a Abraão (Gn. 22:2), o Senhor não admite dividir a Sua glória.
O que é, ou, quem é, simbolicamente, o seu filho adorado? Será seu próprio filho? Ou filha? Esposa ou marido? Namorado, namorada? Um ator ou cantor lhe torna idólatra? Ou será o seu pastor? Será algum bem que lutou muito para possuí-lo? Será o dinheiro? Não estou de forma alguma pregando o desperdício, ou, para esbanjar o que é o seu suor diário, me refiro à avareza. Localize o que possa ser seu ídolo, pois, primeiro forma-se a imagem na mente, depois, transforma esta imagem em um ídolo... assim surge a idolatria! E isto está tirando a comunhão com o Espírito Santo de muitos.
Ofereça como oferta à Deus, como fez Abraão. Demonstre que não está preso a isto, desprenda-se daquilo que não te trará a salvação. Jesus é a salvação! A Ele adoramos.
Outra idolatria séria é a AUTO-IDOLATRIA.
São ignorantes, ou seja, falta-lhes o conhecimento de Deus os que dizem ser auto-suficientes e acham que pela sua própria força, inteligência, capacidade, experiência, conseguem realizar dezenas de tarefas e compromissos (II Co. 10:12). Deus deu ao homem a sabedoria para criar o que quiser, assim como Ele, afinal somos feitos à Sua Imagem e semelhança! A glória só pertence a Deus, quem se diz suficientemente capaz de realizar algo e menospreza o Criador de todas as coisas, está enganando a si mesmo (Sl. 53:16-18; Jr. 9:23-24).
Deus diz claramente no livro de Jeremias (17:5) o que acontece com quem O despreza e se torna um auto-idólatra:
“...Maldito o homem que confia no homem, faz da carne mortal o seu braço e aparta o seu coração do Senhor”.
A maldição acompanha o auto-idólatra: “maldito o homem que só confia em si mesmo”. Mas (v.7):
“BENDITO O HOMEM QUE CONFIA NO SENHOR, E CUJA ESPERANÇA É DEUS”.



  1. CRENTE FEITICEIRO


Deus, através de Seu profeta Samuel, repreendeu ao rei de Israel, Saul, por causa de sua rebeldia em não executar exatamente o serviço da maneira que Ele havia ordenado. E suas atitudes foram as mesmas de um feiticeiro (segundo a Bíblia em I Sm. 15:23 – “A rebelião é como pecado de feitiçaria...”).
Há pessoas, crentes, que são habilidosos, ou seja, são capacitados para obra de Deus e outros trabalhos materiais, mas tem forte tendência à infidelidade e desobediência. Dizem: ‘Eu não obedeço a homens, obedeço a Deus’. A Bíblia chama a estes de rebeldes. Deus estabeleceu pessoas na igreja para ensinar, edificar, cantar, aconselhar, interceder e para liderar. O pastor é o representante legal de Jesus, como Moisés era de Deus para os israelitas.
O rei Saul era habilidoso, mas, deixou de obedecer totalmente à ordem de Deus dada pelo profeta Samuel, e a ordem era esta: “Vai, pois, agora e fere a Amaleque, e destrói totalmente tudo o que tiver...” Saul reuniu os soldados, cercou a cidade dos amalequitas e os feriu. Até aqui estava agindo de acordo, mas depois...: “E Saul e o povo perdoaram a Agague (rei dos amalequitas) e ao melhor das ovelhas e das vacas... e ao melhor que havia, e NÃO OS QUISERAM DESTRUIR TOTALMENTE...” Apesar de suas habilidades e ser capacitado para esta obra, não foi obediente.
Quando um crente é orientado recebendo instruções que lhe são necessárias, e este não as cumpre, está em pecado de rebelião. Saul, após ser repreendido por Samuel, deu desculpas por não ter obedecido e ainda culpou o povo. Os soldados trouxeram os animais para oferecer a Deus em sacrifício, mas Saul deveria repreende-los porque a ordem de Deus estava sobre ele e não sobre os soldados, que obedeciam ao rei. Para Deus, em primeiro lugar, está a obediência em Sua Palavra, Deus quer que sejamos fiéis e obedientes a Ele e às autoridades por Ele constituídas.
Feitiçaria é uma ação maléfica própria de bruxos e de magia negra. Claro que um crente não faz trabalhos de bruxaria, mas, simbolicamente, mostrarei semelhanças entre os rituais de feiticeiros e os costumes rebeldes, enganadores e desobedientes dos que usam o apelido de crentes ou evangélicos:

a)      Mediunidade e clarividência

A adivinhação é um dos atributos da feitiçaria, prevê-se na maioria das vezes: casamentos ilícitos e fim de casamentos; a ruína do empresário, do comerciante, do trabalhador autônomo; acidentes no serviço de operários e donas de casa; enfim, muita desgraça e pouca sorte.
Não é muito difícil encontrar alguns ‘irmãos’ clarividentes e que exercem a função de médiuns. Este ‘tipo’ acha-se espiritualmente superior e capaz de receber um espírito que prevê a desgraça alheia. Chegam com pinta de profeta, sério e olhar fixo para o irmão desprotegido e sem nenhum conhecimento bíblico (não se atrevem aproximar-se daquele que foi transformado e orientado e é um SEGUIDOR DE CRISTO), e diz: “Eu vejo uma nuvem negra na cabeça do irmão!” Ou, “Vejo um vulto te acompanhando...” e outras frases absurdas com o intuito de tirar a paz de quem ouvem. Previsões de tragédias são semelhantes às previsões de feiticeiros e bruxos. É possível receber da parte de Deus, como forma de alerta, algo que vai acontecer com alguém, mas isto não será usado para causar mais medo ou perturbar psicologicamente uma pessoa, sobrevindo ainda mais desgraças sobre a vida daquele a que se deu a previsão. Quando é de Deus, tanto o que recebeu quanto o que é avisado oram juntos, expulsando todos os espíritos malignos que estão tramando perdas e calamidades. Aqueles que não são cristãos e não sabem orar, devem ser avisados e orientados biblicamente da forma que irão se proteger. O cristão deve buscar de Deus a solução para a visão que teve.
Isto foi o que Jesus nos ensinou quando avisou a Pedro que o diabo pediu para cirandar com ele como trigo. Jesus orou e rogou a Deus que o livrasse, antes de avisar a Pedro.
O crente-feiticeiro, como tendo uma ‘premonição’, ainda diz para o irmão ficar atento ou acontecerão coisas piores. O diabo tem suas estratégias e usa a boca dos crentes que lhe dão alguma brecha, para falar aquilo que é dele próprio, pois é mentiroso. Suas intenções são as piores com o povo de Deus, então, traz o que está lá no mundo, nas religiões que ele criou para o meio evangélico de maneira disfarçada, e só percebe quem está em comunhão com Deus.
Os espíritos de engano sabem como influenciar um crente a “profetizar” mentiras, usando palavras que estão fora do ensinamento bíblico (II Co. 18:20-21).

b)      Sedução

Seduzir é desencaminhar, atrair ou fascinar alguém, é inclinar o próximo ao mal ou ao erro. Usar de sedução, outro atributo de feiticeiro, para conseguir afastar uma pessoa do propósito divino. Usam de vários meios e artimanhas com a finalidade de conduzir alguém ao que ele sabe que é errado, mas ele faz e quer que outros façam também, um crente-feiticeiro consciente de seu erro, e quer enganar a outros e leva-los a imitar suas ações. Um exemplo de sedução está no início da existência humana (Gn. 3:6), Eva foi seduzida pela serpente, depois, Adão foi seduzido por Eva a cometer o mesmo erro. Assim começa se espalhar a religiosidade no meio evangélico, começa por um que diz ao outro, que diz à outra, e quando alguém percebe muitos estão perturbados e endemoninhados sem sair da igreja. A religiosidade se espalha de tal forma que mais parece uma praga contagiosa (II Tm. 2:16-18).
Eva, com certeza, já vinha reparando aquela árvore bonita que tinha um fruto diferente das outras, e quando a serpente usou o argumento que ela queria ouvir, optou (usando pela primeira vez seu livre-arbítrio) em pegar do fruto que Deus havia proibido. As palavras da serpente, que foi a primeira médium, foram sedutoras, irresistíveis. A Bíblia Sagrada relata exatamente o que a mulher pensava daquela árvore:
  • BOA PARA SE COMER;
  • AGRADÁVEL AOS OLHOS; e
  • DESEJÁVEL PARA DAR ENTENDIMENTO.
Prova que aqueles que são “inocentes” se forem seduzidos, somando com a curiosidade de saber o que é deixar de ser “inocente”, podem cair a qualquer momento. Por exemplo:
O homem (cristão) que sempre foi fiel à esposa, nunca deu motivo de ciúmes, sendo fiel e atencioso com sua família, um marido e pai perfeito, de uma hora pra outra começou a andar ou conversar com um crente-feiticeiro-sedutor e começa a desejar ter casos extraconjugais. Nem mesmo dorme direito, e toda mulher bonita que vê tem pensamentos desejosos e fantasias sexuais. Até que um dia, seduzido, comete adultério.
O filho bom, obediente, de uma hora pra outra está revoltado, rebelde, xinga e maltrata os pais e família. Alguém que já era desobediente aos pais começou a andar com ele, e estas coisas não acontecem apenas com os incrédulos... no meio evangélico existem os sedutores de plantão.
A mulher fiel que pensa: ‘Estou a tantos anos vivendo com este homem como será ter relações sexuais com este homem, que também é crente como eu?’ Sua curiosidade é despertada com as palavras do crente-feiticeiro, seduzindo-a e isto lhe toma conta da mente. E após o ato, o adultério, ou a prostituição, pode se tornar também uma crente-sedutora, porque começa a revelar seus sentimentos promíscuos a outros.
O sedutor nunca mostra o lado ruim das coisas, só mostra o que é bom, despertando a curiosidade e tornando tudo fascinante, como: o primeiro cigarro – “homem que é homem fuma”; o primeiro trago de maconha – “você vai fazer uma viagem”; o primeiro gole de bebida alcoólica – “quem bebe conquista muitos amigos”. Estas e outras frases convencem e o “inocente” no assunto em questão é enganado.
Eva encontrou a oportunidade de comer do fruto proibido e, em seguida, Adão também comeu. Caiu em pecado, diferentemente de como Eva caiu (I Tm. 2:14), Adão sabia que não podia comer aquele fruto, mas, mesmo sem ser enganado, comeu. Era sedutor conhecer o bem e o mal, ele também tinha a curiosidade. Aquela árvore era diferente e já que a mulher comeu e não morreu como Deus disse que aconteceria (Gn. 2:17), tomou do fruto proibido. Quando foi procurado por Deus, como aconteciam todas as tardes, se escondeu e colocou a culpa em Eva.
Temos facilidade em transferir nossas falhas para alguém, dificilmente, ou nunca, assume-se o erro. Lembra de Saul que não fez tudo o que Deus mandou e ainda colocou a culpa no povo, e disse que os mesmos trouxeram os animais para oferecerem como oferta a Deus? Esta é a atitude de crente-feiticeiro-sedutor.

c)      Encantamentos

Os que usam de encantamentos, mais um atributo, são aqueles que fazem, ou querem fazer o mesmo que outros fazem, mas sem ter experiência ou conhecimento e preparação em determinados assuntos. Podem até fascinar, a princípio, com suas artes, mas depois, é revelado o engano.
Do lado cristão, são os que não tem unção para desenvolver a obra de Deus, por causa de sua má conduta ou interesses próprios, diferente do verdadeiro interesse que é fazer a vontade de Deus, por exemplo:
- CANTORES: há aqueles que cantam e aqueles que louvam a Deus e ministram ao povo. Os que apenas cantam, não podem dizer que o objetivo é ganhar almas através da música, porque seus reais interesses são financeiros e a música é uma profissão, as almas vêm em segundo plano, na verdade, querem se tornar cada vez mais famosos na música gospel (nada contra, é um meio de realização profissional). Mas, seria melhor dizer a verdade, que cantam por profissão e vocação, e não serem hipócritas ao afirmar que é só pelo evangelismo, não tendo interesse algum financeiro. Seria o mesmo se algum advogado dissesse que defenderia a causa de várias pessoas totalmente de graça só com o objetivo de ganha-las para Jesus. O advogado vive de sua profissão, assim como o cantor gospel deve viver de sua profissão, as almas é conseqüência. As letras da música de alguns destes encantadores nem citam o Nome de Deus, ou Jesus, ou Espírito Santo e nenhuma palavra que possa entender estarem louvando a Deus (salvo, quando se cantam músicas dirigidas à família, ou outras pessoas), seu sentimento é pessoal, é da carne. O romantismo encontrado em determinadas músicas trazem o mesmo efeito  que as músicas seculares de cantores românticos pelo mundo, tanto aos que estão ouvindo quanto ao que canta (Ez. 33:32 – “... tu és para eles como uma canção de amores...”), o coração está longe de Deus (Mt. 15:8).
- PREGADORES: aquele sermão feito com palavras escolhidas, em que os ouvintes devem portar um mini-dicionário para entender. Não que eu seja contra o falar bonito e intelectual, desde que tenha comunhão e unção, prefiro ter Jesus como Exemplo, Ele falava o que o povo entendia, exceto os religiosos com suas mentes cauterizadas. Suas parábolas eram o retrato do acontecia na época, comparações e relatos dos acontecimentos. Se não queriam acreditar em Sua doutrina é outra história... mas, aqueles que pregam e falam bonito para agradar o seu público e ser admirado por sua inteligência, não estão realizando o que Jesus ensinou. Ele mesmo disse que não veio trazer paz, mas dissensão em Sua Palavra (Lc. 12:51). Seus sermões eram o que precisavam ouvir e não o que gostariam de ouvir. Se pensarmos que a mensagem de Cristo é apenas uma mensagem boa que vai ajudar as pessoas, pensamos errado, na verdade, ela é boa no sentido de confrontar a sociedade e mostrar a podridão e os maus conceitos. Por isso, quem anuncia a Palavra deve estar preparado para enfrentar circunstâncias de perseguição e rebeldia. A mensagem de Deus é para destruir e arrancar, e, também, para edificar e plantar.

Os que dizem que sabem fazer e não tem unção ou mentem em seus verdadeiros interesses, são os encantadores. Seja em qualquer área no meio evangélico, a unção vem através do clamor, da oração. Unção para: cantar, pregar, ensinar e liderar.
Todos estes atributos são dos feiticeiros: mediunidade, sedução e encantamento. São dos que praticam a rebeldia, o engano e a desobediência. São desobedientes a Deus e consequentemente ao pastor ou discipulador. Não fazem o que lhes é designado, ou se fazem, fazem pela metade, não concluindo a missão, o que também é rebelião. E isto é feitiçaria!


autor: Pr. Marcelo Donisete 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"A PORTA DA ATRIBUIÇÃO" (Ne.3:31)

SEMINÁRIO DE LOUVOR E ADORAÇÃO

"O ZELO PELA TUA CASA ME CONSUMIRÁ"