LIVRO SEGUIDOR DE CRISTO: CAPITULO 5


VASOS DE HONRA OU DESONRA



Somos um espírito criado por Deus, possuímos uma alma e fomos colocados dentro de um corpo. O nosso espírito foi feito para adorar a Deus.
Um professor científico revelou que há uma base neurológica para grande fome humana por Deus. A neuroteologia explora as ligações entre a espiritualidade e o cérebro. E conseguiu, segundo ele, mapear o cérebro de budistas tibetanos em meditação e de freiras franciscanas rezando com um aparelho de alta tecnologia; que descrevia as funções do cérebro nas experiências religiosas.
Nas pesquisas científicas acerca da existência de uma força sobrenatural que os religiosos recebem, analisaram as imagens das tomografias e chegaram a conclusão que nos momentos de pique das preces e da meditação, o cérebro sofria mudanças drásticas. Chamaram de ‘profundas experiências espirituais’. Os católicos disseram ser ‘união mística com Deus’. O budismo chamaria de ‘interconexão’. Aos idealizadores da pesquisa, esses sentimentos têm origem não na emoção, mas sim na ‘fiação’ geneticamente estruturada do cérebro, e afirmou o professor científico: “Deus não passa de uma percepção gerada pelo cérebro ou que a fiação do cérebro foi projetada para experimentar a realidade de Deus”.
Todas as pessoas acreditam em algo, ou trabalham para que suas dúvidas acerca do que a maioria acredita tenham uma resposta. A palavra “crente” vem de acreditar. Até os ateus que afirmam: Não há Deus! Acreditam nesta sua teoria. A maioria que dizem acreditar em Deus busca a Ele em momentos difíceis da vida necessitando do socorro. Lembra de Deus como um solucionador de problemas, um milagreiro e não O buscam da maneira correta, porque para isto fomos criados, para adorá-Lo em espírito e em verdade (Jo. 4:24).
Entrar em transe; estar como fora de si; viver isolado em montanhas; auto sacrificar-se; rezar dioturnamente; abster-se de alimentos e de bens materiais, não significa estar com Deus. A religião é um engano! A ciência, muitas vezes, induz ao engano! Querem encontrar sempre uma resposta natural e física para todas as coisas e não encontrando (ou não entendendo) as provas, simplesmente, ignoram ou transmitem sua incredulidade, acerca do sobrenatural. São semelhantes aos saduceus da época de Jesus.
O cérebro é parte integrante do nosso corpo físico, portanto, e, obviamente, se acabará com todo o resto. As reações que, porventura, acontecem no nosso corpo, são causadas pela nossa alma, se for da parte de Deus, significa que o nosso espírito está correspondendo a adoração à Deus, e adoramos ao Senhor, sendo amigo de nossos inimigos; não procurando o mal de ninguém; amando e não vivendo em pecado; buscando a santificação; crendo e fazendo a vontade de nosso Senhor Jesus Cristo.
A nossa alma comanda nossos pensamentos, e esta é invisível fisicamente, não podendo ser fotografada pelos homens por mais avançada que seja sua tecnologia. A alma entregue a Jesus deve ser controlada para obedecer a Ele, o Senhor acompanha tudo que passa por ela através do Espírito Santo: os pensamentos, as emoções e as vontades.
A religiosidade de algumas pessoas atrapalha sua comunhão com Deus, buscam ao Senhor quando estão em dificuldades extremas, mas, quando estão “bem”, não precisam de Deus. Quando vem para Igreja, estão com objetivo de mudança de vida e precisam de apoio espiritual, pois, sozinhos, dificilmente conseguirão ser libertos e se encherem do poder de Deus e do ensinamento bíblico. Há dois lados de uma mesma ponte:
- de um lado estão a libertação e a cura divina;
- do outro, estão o ensinamento bíblico e o poder de Deus.
Infelizmente, em algumas congregações, prioriza-se apenas um lado desta ponte! Ficam estacionados em um destes lados e não conseguem evoluir, por isso muitos voltam para o mundo. Explico como:

  • Aqueles que priorizam a libertação espiritual e a cura divina estão começando da maneira correta, mas não seguem adiante na ponte. Todos os dias recebem a imposição de mãos, a oração de cura e libertação, volta vazio do mal que saiu em Nome de Jesus e por não ter recebido o ensinamento bíblico e o poder de Deus, os demônios retornam, porque acharam a ‘casa’ vazia, sem o Espírito Santo. A situação posterior do libertado, torna-se pior que a anterior, a quantidade de espíritos maus fora multiplicados por sete, e toda semana precisa participar de correntes e campanhas.
  • Já os que priorizam o ensino bíblico, antes da libertação, também cometem erros! O incrédulo é portador de enfermidades físicas e espirituais, vítima de feitiçaria, cheio de perturbação e mente cauterizada pelo diabo... seria como lançar pérolas a porcos... e na primeira dificuldade que tiver que enfrentar, não suporta e abandona tudo (Tt. 1:16).

Por isso, a Obra de Deus na vida de uma pessoa é feita por completo. É necessário ter um ENCONTRO COM DEUS; ter sua própria experiência com o Senhor; ter conhecimento do que Deus passa representar em sua vida; e ter convicção de que tomou a maior e melhor decisão de sua existência. São quebradas as maldições hereditárias: herança de doenças, de pragas lançadas, de religiosidade, ou herança psicológica que passam de pais para filhos ou de avós para netos; e há uma mudança de caráter, antes deformado. Após isto, aprende a lidar com a família, sua sexualidade, seu dinheiro, sua comunhão com Deus e estará pronto a receber os ensinamentos bíblicos de Jesus.
Se não houver o discipulado pessoa por pessoa, o Templo poderá ter quantidade, multidões, mas não haverá qualidade, ou seja, verdadeiros cristãos convictos de sua vida com Deus. Na quantidade, muitos estão ali por causa do milagre; querem receber a cura como se estivessem no hospital e depois que conseguem o que querem, desaparecem. Se ficam, tornam-se religiosos indo à Igreja para ouvir o pastor pregar palavras bonitas que chegam arrepiar e assumem o apelido de crentes ou evangélicos, porém, ainda não conseguiram ser discípulos.
Discípulo é um SEGUIDOR DE CRISTO, que faz as mesmas obras de Cristo. Os discípulos de Jesus, durante três anos e meio, estavam sendo libertos de seus costumes, e ao mesmo tempo sendo treinados e ensinados a evangelizar, e recebendo o conhecimento da sã doutrina. Em Atos (2) receberam o poder do Espírito Santo que desceu sobre eles, e agora faziam as mesmas obras que Seu Mestre ensinou.
Isto é QUALIDADE! Uma Igreja de evangelistas e não de religiosos. Cristãos convictos e não crentes interessados, adoradores e não enganadores.
No próximo capítulo, focalizarei os que ainda não tiveram, ou, não permitiram a TRANSFORMAÇÃO de suas vidas. Paulo escreveu que numa casa há vários tipos de vasos: os de ouro, de prata, e também de pau e de barro; UNS PARA HONRA, outros, porém, PARA DESONRA (II Tm. 2:20).
Em todos os segmentos da sociedade estão ali os maus e os bons! Vivem juntos, mas, são diferentes em suas ações. Bons políticos e outros corruptos; bons médicos e outros carniceiros; bons advogados e outros mercenários; enfim, o bom e o mal estão sempre perto, mas não se misturam, são como água e óleo.
Não sou, obviamente, dono da verdade, aliás, estou ainda, longe desta condição. Busco a perfeição, mas ainda não a vejo. E cada característica que vem a seguir (os tipos de crentes) se tem solução em Jesus e na Sua Palavra. Na verdade, gostaria de escrever boas características, contudo, sinto a obrigação por parte do Espírito Santo de trazer à luz o pecado, para que haja arrependimento, a confissão e o perdão liberado. Como cristãos, devemos sempre agir, pensar, falar e olhar como Jesus, e as atitudes malignas que se escondem atrás da religiosidade, ficarem longe de nossos pensamentos.
A parábola do trigo e do joio, é a prova bíblica de que existem os falsos crentes no meio dos SEGUIDORES DE CRISTO. Os religiosos que são pedras de tropeço e que não concordam com a sã doutrina nos evangelhos de Jesus. E Ele mesmo ensinou que estes permanecerão juntos até Sua volta, só Ele separará os bons dos maus; os PARA HONRA e os PARA DESONRA. Nenhum dirigente pode tirá-los, ou expulsa-los, para não correr o risco de estes saírem e convencerem outros (novos na fé) a acompanhá-los (Mt. 13:30,4l).
Jesus sabia que Judas Iscariotes era ladrão e seria o Seu traidor, mesmo assim permaneceu no meio dos outros discípulos com a permissão de Jesus. Além de futuro traidor, ele era ladrão, roubava as contribuições que davam à Jesus e os discípulos.
Humanamente falando, nunca alguém poderá confiar num ladrão. Quando menos se espera, este indivíduo de caráter deformado age de acordo com a sua personalidade, tirando algo de alguém que não lhe pertence. Em seguida, pode matar e destruir (Jo. 10:10). Infelizmente, alguns têm colocado sua confiança e esperança de mudança de vida em quem irá lhe roubar, matar e destruir. O Senhor Jesus no evangelho segundo João, diz a respeito do ladrão e suas estratégias, e o texto é muito claro: “o ladrão, ELE NÃO VEM, SE NÃO FOR PARA ROUBAR, MATAR E DESTRUIR”. Isto é, popularmente falando: ’ELE SÓ VEM NA BOA’, na certeza! Não perde seu tempo com simples tentativas, se não for para fazer uma ou as três coisas na vida do ser humano:

*QUANDO ROUBA – tira a paz no lar, a alegria, as finanças não rendem, perde-se o emprego, a casa é hipotecada, o carro bate e tem perda total, a saúde já não existe... depois de roubar, impede por todos os meios que a pessoa se levante. Tornando-se uma pessoa fraca, desanimada e medrosa, sem a ajuda de Deus, e o desespero aumenta e esta pessoa perde a esperança de se reerguer na vida.
* QUANDO MATA – deixa de existir a vontade de lutar, não levanta a cabeça, vive cabisbaixo, abatido, ‘joga a toalha’ anulando qualquer indício de esperança, de luz no fim do túnel. A pessoa se entrega à depressão, tornando-se um zumbi (morto-vivo). Não tem animo algum; e transforma-se num pessimista. Está morto para a vida! Quando acontece esta morte psicológica, espiritual, sua família começa a sofrer destruição.
* QUANDO DESTRÓI – começa pelo casamento, a mulher não quer continuar trabalhando para sustentar o marido dentro de casa desempregado e que não tem animo para procurar trabalho. As finanças sofrem quedas cada vez maiores e abruptas, e muitas dívidas se acumulam causando brigas e discussões. Os filhos não recebem a orientação dos pais e se perdem na vida; o marido não suporta uma mulher que não consegue ser a mesma esposa, tornando-se uma mulher interesseira ou desleixada, e os crentes, antes espirituais, conselheiros, se transformam em pessoas arrogantes, antipáticas e carnais.
Sua missão final, a do ladrão espiritual,  é destruir a obra-prima de Deus, feita à imagem e semelhança do Altíssimo. Sua ação com os crentes é bem mais discreta, porém, tanto quanto destrutiva. Ele age através da religiosidade, da rebeldia, da murmuração, da falsidade, da desunião, da desobediência, pela falta de temor a Deus, pela falta de conhecimento bíblico e pela incredulidade.
O joio se parece com o trigo, mas, não tem a mesma utilidade. Com o trigo fazemos a farinha, que faz o pão. O joio é como o capim, só serve para ser queimado. O trigo são os cristãos úteis para as pessoas, e as alimenta da Palavra de Deus. O joio não alimenta ninguém, é o crente religioso que só vive da aparência. A solução não é fácil, mas não é impossível, precisa reconhecer a necessidade de ter a Jesus, confessar os erros e buscar Sua infinita misericórdia.
Dentre tantas parábolas que Jesus falou acerca do Reino de Deus, esta do trigo e do joio é importante, mas, a da PÉROLA DE GRANDE VALOR é especial (Mt. 13:45-46). Um comerciante vive de suas vendas. Produtos bons de marcas e fabricações conhecidas e de grande prestígio no mercado, e outros de marcas desconhecidas e com o preço menor, certamente, de qualidade inferior. O vendedor antes de passar o seu produto, precisa vender a imagem do que está negociando, mesmo que saiba que o produto é de péssima categoria, e não compraria para si mesmo. E por causa dos seus argumentos acerca do produto, o cliente compra e só percebe que foi enganado (se perceber!) algum tempo depois. Este é o negociante enganador. O bom comerciante tem em sua vitrine bons produtos, de ótimas marcas, duráveis, com garantia e de boa aceitação no mercado, mesmo que o valor financeiro seja maior, mas o produto é de ótima qualidade.
Diante de todo este comentário óbvio acerca de maus e bons comerciantes, chegamos à conclusão de que existe um negociante espiritual, que têm influenciado muitos com seus argumentos e oferecendo seus ‘produtos’, aparentemente de boa qualidade, mas na realidade, estão destruindo muitas vidas, famílias inteiras, trazendo como conseqüência: doenças, desemprego, dívidas, brigas, adultérios, separação, corrupção, engano, mentira e mortes. Estes dias, vi uma reportagem de um trágico e fatal acidente automobilístico envolvendo oito jovens em dois carros que se chocaram em uma rodovia. Eles tinham entre 16 e 23 anos, e achavam que estavam aproveitando o que o mau comerciante havia lhes vendido: farra, orgia, bebidas, drogas... mas foram enganados e perderam o que tinham de precioso, suas vidas. As forças malignas, a princípio, vendem imagens que parecem serem boas aos olhos e prazerosas ao ego e aos desejos carnais, mas, depois, se manifestam em forma de destruição.
O Senhor Jesus nos ensina nesta Sua parábola, que mesmo quando possuímos estas falsas pérolas do diabo, ou da carne, que nos levam a destruição da alma e do corpo, podemos trocá-las pela Verdadeira e Genuína Pérola do Reino dos Céus. Aquele negociador da parábola vendeu tudo que possuía, porque encontrou uma PÉROLA  que era a ÚNICA de que precisava. Desfaça das pérolas falsas da religiosidade, do orgulho, do egoísmo e tenha a VIDA do Mestre Jesus.
Todos os temas dos próximos capítulos, não têm como objetivo difamar ou humilhar. Que sirva de orientação, para abrir os olhos dos que desejam profundamente se tornarem verdadeiros servos de Deus, SEGUIDORES DE CRISTO, o texto bíblico que me levou a escrever EVANGELIGIOSIDADE é o de Apocalipse 21:7-8:

“Quem vencer, herdará todas as coisas, e Eu serei o seu Deus, e ele será Meu filho. Mas, quanto aos tímidos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos fornicadores, e aos feiticeiros, e aos idólatras e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre...”

Este é o fim dos que têm estas práticas. E os crentes que continuam com os mesmos costumes, terão, exatamente, o mesmo destino.
Se um dos temas, ou mais de um, mexerem com você e se encaixa nas suas atitudes... não se desespere e nem pare de ler; ouvir a verdade é difícil, logo você entenderá que Jesus tem a solução. Ele te libertará, basta você querer e pedir à Deus em Nome de Jesus. Toda libertação de influências malignas e carnais, ou seja, humanas, é um processo dolorido porque vai de encontro ao caráter e a personalidade. Aquilo que antes estava escondido é revelado! A mente do cristão deve estar limpa das sujeiras do mundo e cheia das vontades e idéias de Deus, as atitudes que lerás nos capítulos a seguir, é exatamente o que não devemos ser ou fazer. Batismo nas águas, falar em línguas estranhas, ou melhor, línguas ‘decoradas’, ser obreiro, pastor ou líder de grupo não significa que está salvo, se na mente (na alma) e nas obras existem práticas de traição, idolatria, feitiçaria, incredulidade e outros.
A Bíblia orienta às pessoas como mudar de vida; como viver intensamente em comunhão com Deus; como ser feliz, mesmo estando no meio de tanta imoralidade, injustiça, discórdia e miséria. Mas, aqueles que dizem ser crentes e vivem com seus pensamentos iguais aos de quando eram incrédulos, tendo, apenas, deixado de fumar ou de beber, de prostituir... trocaram o uso de shorts por um terno e gravata ou vestido longo (aliás, qualquer pessoa consegue deixar de fumar, de beber, de prostituir, mesmo não sendo crente, basta ter força de vontade e querer deixar os vícios), estão perdendo seu tempo. Ou buscam a libertação e vivam com Jesus e Sua doutrina, ou retornem de forma declarada e espontânea ao mundo. O pior é ir para o inferno tendo no bolso o endereço do céu! Tome a decisão acertada que é Jesus, você vai descobrir que ser cristão e discípulo é maravilhoso. Deixe de lado o egoísmo (o “eu”), Jesus disse: “... - Se alguém quer vir após Mim, negue-se a si mesmo, e tome a cada dia sua cruz, e SIGA-ME” (Lc. 9:23). Ou seja, vão existir perseguições e problemas diariamente, contudo, você tem Alguém em quem confiar. Depois que aceitamos Jesus e andamos no Seu Caminho, muitos querem nos afastar deste propósito de MUDANÇA DE VIDA: familiares, amigos e colegas de trabalho ou escola não aceitam sua conversão, e te desprezam, ou falam mal, te prejudicam com acusações falsas e sem fundamentos. Isto acontece por quê? Porque perderam o colega de bar, de farra; ou a amiga na hora de falar mal do marido, das fofocas da vizinhança e das telenovelas; o companheiro dos vícios, das malandragens, das mentiras, de enganar e humilhar ou aborrecer as pessoas, além disto, as forças malignas preparam muitas estratégias com objetivos de forçar o novo convertido a voltar atrás. Mas, agora a vida do novo discípulo é dar bom testemunho, o que não significa abandonar os antigos amigos, pelo contrário, entrar em batalha espiritual para ganha-los. O discípulo deixará de andar nos conselhos errados; deixará de fazer o que eles fazem com relação a pecados, e seu vocabulário não será imundo, supersticioso, homicida, ou idólatra como o deles (Sl. 1:1-3). E não deixará de continuar sendo amigo, fazendo o bem que Jesus ensinou.
Na verdade, aqueles que não têm a Jesus, padecem sem ter a quem recorrer:
  • Doenças cujos sintomas são, aparentemente, de uma doença comum só que os médicos não encontram a cura;
  • Outros ficam desempregados e por mais que se esforcem não conseguem emprego, mesmo sendo qualificados e experientes na sua profissão;
  • E, por causa dos problemas, das dívidas ou dos vícios, ficam desesperados, angustiados, depressivos e querendo acabar com a própria vida, amaldiçoando o dia que nasceu, ou colocando a culpa nos pais, amigos, sociedade, políticos e até em Deus.
Como disse Paulo ao seu discípulo Timóteo: “-Estes homens irão de mal a pior” (II Tm. 3:13), sem Jesus. E, escrevendo aos romanos, ensinou que nada nos separará de Jesus (Rm. 8:35-39), mesmo que todos os dias surjam dificuldades cada vez maiores, ou injustiças, Jesus nos ama e por isso somos vencedores.
Nada nos separará porque Ele tem nos separado; SANTO é SEPARADO PARA DEUS. Se somos propriedade exclusiva de Deus, temos que nos policiar, e não nos entregar novamente ao mundo, ao pecado e aos demônios.
Jesus advertiu os discípulos acerca dos demônios que se tornariam nossos inimigos através do homem. Sempre vamos encontrar um inimigo para se opor aos propósitos de Deus. Os discípulos sofreram todo tipo de perseguição e, mesmo assim, continuavam fiéis ao propósito. Eles aprenderam a enfrentar e a vencer os inimigos.
Estai, pois, firmes na liberdade com que Cristo nos libertou e não torneis a meter-vos debaixo do jugo da servidão (Rm. 5:1). O verdadeiro discípulo de Jesus não volta ao pecado e de jeito nenhum permanece pecando, sua velha natureza foi enterrada; sua mente foi renovada e vive em novidade de vida em Cristo; se abstendo de toda aparência do mal (I Ts. 5:22). Se um crente se deixa dominar pela carne, este, ainda, não conseguiu ser TRANSFORMADO! Não quero dizer que não pecará mais, somos pecadores e sempre seremos... quero dizer que não deixará se dominar pelo pecado.
Vencer o inimigo é a chave para se conquistar a vitória e a realização dos sonhos de Deus para nossa vida. Os inimigos podem ser:
1)      Qualquer um que tente nos tirar do propósito de Deus;
2)      Qualquer um que se ressente com o desejo de crescimento;
3)      Qualquer um que não esteja satisfeito com nosso progresso; e
4)      Qualquer um que enfraqueça a paixão pelo futuro (o Reino de Deus).
Os inimigos dos discípulos são vencidos com jejum e oração, Deus é quem nos justifica. A vingança não pertence a nós, e o discípulo não fica esperando o inimigo vir, ele o enfrenta em seu território (o mundo). Mesmo que Deus não o livre de ser jogado na cova dos leões; dentro da cova Ele fecha a boca dos leões (Dn. 6). O discípulo não abre mão do propósito de Deus em Transformar pessoas (religiosas ou não) em discípulos que não temem as dificuldades, aos problemas; não se sujeitam às obras da carne (Gl. 5:19-21); e estão prontos para pisar na cabeça da antiga serpente.
Nos tipos de crentes a seguir, você detectará os sintomas, o Médico dos médicos diagnosticará a doença e lhe trará a cura. O apóstolo Paulo fez uma importante recomendação aos irmãos da cidade de Corinto, ele disse (I Co. 5:7-11 Bíblia na linguagem de hoje):
“Joguem fora o velho fermento do pecado para ficarem completamente puros. Aí vocês verão como massa nova e sem fermento, como vocês, de fato, já são... vamos comemorar a nossa Páscoa, não com o pão que leva fermento, o fermento velho do pecado e da imoralidade, mas com o pão sem fermento, o pão da pureza e da verdade. Na outra carta que escrevi a vocês, eu recomendei que vocês não tivessem nada a ver com gente imoral. Eu não quis dizer que neste mundo vocês devem ficar separados dos pagãos que são imorais, avarentos, ladrões ou que adora ídolos. Pois, para evitar essas pessoas, vocês teriam de sair deste mundo. O que eu digo é que vocês não devem ter nada a ver com ninguém que se diz irmãos na fé, mas é imoral, ou avarento, ou adora ídolos, ou é bêbado, ou difamador, ou ladrão. Com gente assim vocês não devem nem comer uma refeição.”


autor: Marcelo Donisete

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"A PORTA DA ATRIBUIÇÃO" (Ne.3:31)

SEMINÁRIO DE LOUVOR E ADORAÇÃO

"O ZELO PELA TUA CASA ME CONSUMIRÁ"