LIVRO SEGUIDOR DE CRISTO: CAPITULO 8



EVANGELIGIOSIDADE


PARTE III


  1. CRENTE INCRÉDULO

Há incoerência sim neste subtítulo, pois, se é crente não é incrédulo; se é incrédulo não é crente! São palavras antônimas, exatamente o contrário da outra.
O cristão é conhecido hoje como crente ou evangélico, são os apelidos que o mundo deu ao SEGUIDOR DE CRISTO. Mas, crente é aquele que crê, não são apenas os que freqüentam uma Igreja Evangélica.
Eu, particularmente, não gosto de apelido de crente, porque alguém quando vê um evangélico fazendo algo errado diz: ‘-Fulano ainda diz que é crente!’ a mulher escandaliza o marido (e vice-versa) com seus atos e ouve: ‘-Ser crente é ser assim? Então nunca serei!’
O mundo vê, em alguns casos, com maus olhos aqueles que são chamados crentes. Infelizmente há escândalos no meio evangélico! “Ver com maus olhos” seria normal por parte dos incrédulos, se o motivo não fosse o escândalo (Mt. 13:42) e sim as obras justas. Paulo enviou carta aos judeus que moravam em Roma, por causa dos escândalos. Eles instruíam os romanos acerca da Palavra de Deus e eles mesmos não viviam o que pregavam (Rm. 2:17-29). Mais um exemplo de religiosos hipócritas que têm como filosofia de vida, aquele velho e maligno ditado: “Faça o que eu mando e não faça o que eu faço”.
O servo de Deus vive do que prega e ensina, evitando que o Nome de Jesus seja blasfemado por causa de atitudes contrárias à vontade de Deus. e quanto ao mundo não ver com bons olhos os servos de Deus, está certo e é esperado que isto aconteça por motivo de justas ações, Jesus disse (Jo. 15:18): “-Se o mundo vos aborrece, sabei que, primeiro do que a vós, Me aborreceu a Mim”.
O mundo persegue ao SEGUIDOR DE CRISTO porque ele é um espelho que reflete a imagem de Jesus para aqueles que estão influenciados pelos espíritos malignos e de incredulidade.
Ser crente, na verdade, é acreditar em algo, ou, pelo menos, dizer que acredita. Sendo assim, o católico também é crente, ele acredita em: santo Antonio, são Pedro, são Jorge, Aparecida, santo Expedito, Fátima..., acredita no padre, no frei, no arcebispo, no papa...; o macumbeiro também é crente! Ele acredita em Oxalá, Iemanjá, Iansã, ogum e outros. Todos os religiosos acreditam em algum ‘deus’, ou em ‘alguém’ que se faz passar por deus ou que é representante divino, como: Allan Kardec, Buda, Maomé, Joseph Smith... então, são crentes. Os evangélicos são crentes por acreditar no Deus Verdadeiro, que criou os céus, a terra, o universo e tudo que neles há, mas, quando me refiro a servos de Deus, digo que são cristãos (SEGUIDORES DE CRISTO), e aqueles que não tiveram ainda suas mentes libertas, e não receberam a TRANSFORMAÇÃO DE VIDA, que Jesus nos proporciona, por causa de seus conceitos religiosos ou por não terem sido instruídos acerca da vida na vontade de Deus, me refiro a estes como “crentes”. Por isso o subtítulo “crentes incrédulos”.
Crentes incrédulos são aqueles que dizem acreditar e não fazem a vontade de Deus, porque, na verdade, no fundo, não acreditam. E o escritor de Hebreus diz (11:6): “Sem fé é impossível agradar a Deus, porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus CREIA que Ele existe e que é galardoador dos que O buscam”.
Vou contar uma parábola para ilustrar o texto acima, e colocarei o nome da personagem desta estória de João. Ele foi surpreendido por incrédulos que o colocaram em situação constrangedora, mas, no final, soube se sair muito bem:

“João estava no salão de cabeleireiros aguardando o momento de ser chamado. Era conhecido, sempre freqüentava aquele salão e cortava o seu cabelo com a mesma pessoa. Neste dia a televisão estava ligada num programa de jornalismo, o qual documentava as tragédias pelo Brasil. Em meio a tantas reportagens, o cabeleireiro olhou para João enquanto cortava seu cabelo e comentou: ‘Você diz que é crente! Acredita em Deus mesmo com todas estas coisas acontecendo em nosso país? Eu não acredito que Deus existe... ’ O rapaz permaneceu calado e o homem prosseguiu: ‘No nordeste há seca, no sul há enchentes; pessoas morrem de fome. No sudeste, vários assassinatos e seqüestros. Onde está o Deus que os crentes tanto falam? ’ João era o único cristão naquele salão e ficou triste, chateado, por não conseguir dizer nenhuma palavra. Ao sair do salão, viu um homem cabeludo e barbudo. Foi como um estalo em sua mente. No mesmo instante voltou ao salão e disse ao cabeleireiro incrédulo: ‘Você não acredita que Deus existe? Eu digo que cabeleireiros não existem! ’ ‘Você está louco? ’ perguntou o incrédulo: ‘Acabei de cortar o seu cabelo!’ João levou aquele homem até a porta do salão e perguntou: ‘Se cabeleireiros existem... por que aquele homem está com cabelo grande e com a barba por fazer?’ ‘Ah! Isso é simples!’ respondeu convicto: ‘Ele está assim porque quer. Se ele viesse a mim eu resolveria esta situação!’ João se alegrou porque o incrédulo havia chegado no ponto que ele queria: ‘DA MESMA FORMA, DEUS ESTÁ AGUARDANDO AS PESSOAS CHEGAREM NELE E ACREDITAREM NELE, PARA TEREM SEUS PROBLEMAS RESOLVIDOS!’”

Por mais que as pessoas insistem que tem fé, mas suas obras ou atitudes não existem! E Deus só se agrada daqueles que possuem fé, isto é, que acreditam Nele e agem por aquilo que acreditam (segundo a vontade de Deus). Quando alguém diz: “Ah! Eu sei que quando Deus quiser meu problema será resolvido”. E permanece com os braços cruzados, esperando... Deus reage quando agimos! E quem não vive assim, está dando demonstração de que sua fé agoniza, está morrendo. Veja outros exemplos:
- pessoas dizem acreditar em Deus e vivem constantemente na miséria, na doença, não tem paz, nem alegria e muito menos amor;
- outras, são incentivadas a exercerem a fé com obras: evangelizando, intercedendo ou financiando missionários e ficam duvidosas ou incrédulas que isto deve ser feito.
O apóstolo Tiago é categórico ao afirmar (Tg. 2:15-16), que se um irmão ou irmã precisarem de roupa, ou necessitam de alimentos e o crente dizer a estes ir em paz, sem ajudar naquilo que precisam, será de nenhum proveito. É o mesmo que dizer ao faminto: “Deus te dê pão para comer”. Deus não vai fazer o que está ao nosso alcance ou o que é a nossa parte. Esta é uma fé morta perante Deus. Claro que temos a Palavra que pode mudar o mundo, que é a Palavra de Deus, e devemos falar dela realmente começando pela nossa família, depois o bairro e a cidade. Mas, além da Palavra, é necessário existirem obras, boas obras. Confiando em Deus e trabalhando para que mais pessoas saiam da situação de miséria e de vazio espiritual.
Quando acreditamos que DEUS EXISTE, temos fé de que Jesus morreu por nós e que também ressuscitou. Nós não estávamos lá! Não vimos Jesus sendo crucificado e depois aparecendo vivo. Acreditamos que isto aconteceu e que somos salvos por causa destes acontecimentos.
No mundo espiritual o homem faz sua escolha, em acreditar em Deus ou ser incrédulo. Nunca devemos limitar a nossa fé e nem o poder de Deus, porque Deus não tem limites, Ele é Infinito e Ilimitado. E aonde existe dúvida, há ausência de fé. Jesus disse a Tomé (o famoso “só acredito vendo”): “Porque Me viste, Tomé, crestes? BEM AVENTURADOS os que não viram e creram” (Jo. 20:29).
Ouvi numa reunião de celebração a Deus na Igreja Casa da Bênção em Santos-SP, o pastor Antonio Carlos Palarone dizer:

* Se você precisa de algo de Deus que não está em sua cidade, Deus fará vir de outra cidade. Se o que você precisa não está em outra cidade, Deus fará vir de outro estado. Mas se não tiver em outros estados, Ele importará de algum país e chegará em suas mãos. E, ainda que, aquilo que você quer não exista, Deus criará, para não deixar Seu servo, que Nele confia sem o que tanto precisa.

Isto é total confiança em Deus, não há limites para o Senhor Deus! Ele é Criador de todas as coisas; de tudo o que vemos e o que não vemos, e pela fé sabemos que existe. Sua Palavra é Poder de Criação (Gn. 1:3).
A fé pode remover montanhas! Cristão que ainda não exercita sua fé, não está agradando ao Senhor. E somos aprovados perante Ele, por meio da fé.
Creia nisso!!!


 autor: Pr. Marcelo Donisete

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"A PORTA DA ATRIBUIÇÃO" (Ne.3:31)

SEMINÁRIO DE LOUVOR E ADORAÇÃO

"O ZELO PELA TUA CASA ME CONSUMIRÁ"